DSpace/Manakin Repository

O ensino de História e o lugar do livro didático no Ensino Médio na perspectiva de alunos e professores: CIC - Damas e Raul Córdula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, F. G. R. B. pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.description.resumo Ensinar história tem sido durante muito tempo a minha profissão, e foi assim que surgiu, a partir de minhas experiências e inquietações, o desejo e a necessidade de trabalhar com o Ensino de História, que sabemos hoje está em evidencia. Assim organizamos uma pesquisa sobre o Ensino de história e o livro didático, mostrando como os professores e alunos das séries iniciais do Ensino Médio, da rede pública e privada, vêem o ensino de história e o uso do livro didático, material que há tanto se utiliza em sala de aula. Através de questionários, onde podemos, apesar da pequena amostragem, perceber as angústias, dificuldades ou necessidades dos alunos e professores, quando questionados sobre o ensino de história e o livro didático. Foi a partir desse questionário que foram organizados dois dos capítulos que compõem o trabalho, que é formado por três capítulos. No primeiro capítulo fazemos uma discussão de como está o ensino de história hoje, isso através de questionamentos levantados pelos próprios alunos, sendo que tais questionamentos são fundamentados em autores e autoras que trabalham com esse tema. No segundo capítulo, temos como objeto central da discussão o livro didático, neste abordamos os usos que os professores e alunos fazem deste, a partir das respostas apresentadas no questionário. No terceiro capitulo discutimos como o Ensino de história é visto tanto pelos alunos quanto pelos professores hoje. Nele também abordamos as dificuldades e os desejos de mudanças que ambos querem para o ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O ensino de História e o lugar do livro didático no Ensino Médio na perspectiva de alunos e professores: CIC - Damas e Raul Córdula. pt_BR
dc.date.issued 2006
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33831
dc.date.accessioned 2023-12-28T19:30:56Z
dc.date.available 2023-12-28
dc.date.available 2023-12-28T19:30:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Livro didático de História - Ensino Médio pt_BR
dc.subject Professores de História - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de História - visão de alunos pt_BR
dc.subject CIC Damas - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Escola Estadual Raul Córdula - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject History textbook - High School pt_BR
dc.subject History Teachers - teaching pt_BR
dc.subject Teaching History - students' view pt_BR
dc.subject CIC Damas - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Raul Córdula State School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Gilma d’Arc.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History teaching and the place of textbooks in high school from the perspective of students and teachers: CIC - Damas and Raul Córdula. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Gilma d’Arc. O ensino de História e o lugar do livro didático no Ensino Médio na perspectiva de alunos e professores: CIC - Damas e Raul Córdula. 2006. 115f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33831 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta