dc.creator.ID |
BATISTA, G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, F. G. R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CAVALCANTI, S. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, I. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ensinar história tem sido durante muito tempo a minha profissão, e foi assim que
surgiu, a partir de minhas experiências e inquietações, o desejo e a necessidade de
trabalhar com o Ensino de História, que sabemos hoje está em evidencia. Assim
organizamos uma pesquisa sobre o Ensino de história e o livro didático, mostrando
como os professores e alunos das séries iniciais do Ensino Médio, da rede pública e
privada, vêem o ensino de história e o uso do livro didático, material que há tanto se
utiliza em sala de aula. Através de questionários, onde podemos, apesar da
pequena amostragem, perceber as angústias, dificuldades ou necessidades dos
alunos e professores, quando questionados sobre o ensino de história e o livro
didático. Foi a partir desse questionário que foram organizados dois dos capítulos
que compõem o trabalho, que é formado por três capítulos. No primeiro capítulo
fazemos uma discussão de como está o ensino de história hoje, isso através de
questionamentos levantados pelos próprios alunos, sendo que tais questionamentos
são fundamentados em autores e autoras que trabalham com esse tema. No
segundo capítulo, temos como objeto central da discussão o livro didático, neste
abordamos os usos que os professores e alunos fazem deste, a partir das respostas
apresentadas no questionário. No terceiro capitulo discutimos como o Ensino de
história é visto tanto pelos alunos quanto pelos professores hoje. Nele também
abordamos as dificuldades e os desejos de mudanças que ambos querem para o
ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de História e o lugar do livro didático no Ensino Médio na perspectiva de alunos e professores: CIC - Damas e Raul Córdula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33831 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-28T19:30:56Z |
|
dc.date.available |
2023-12-28 |
|
dc.date.available |
2023-12-28T19:30:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História - Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História - visão de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
CIC Damas - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual Raul Córdula - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook - High School |
pt_BR |
dc.subject |
History Teachers - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History - students' view |
pt_BR |
dc.subject |
CIC Damas - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Raul Córdula State School - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Gilma d’Arc. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History teaching and the place of textbooks in high school from the perspective of students and teachers: CIC - Damas and Raul Córdula. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Gilma d’Arc. O ensino de História e o lugar do livro didático no Ensino Médio na perspectiva de alunos e professores: CIC - Damas e Raul Córdula. 2006. 115f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33831 |
pt_BR |