dc.creator.ID |
SILVA, J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA JÚNIOR, José Pereira de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA JÚNIOR, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Regina Celi Gomes do. |
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dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, R. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DONATO, Ironildes Câmara. |
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dc.contributor.referee2ID |
DONATO, I. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Durante séculos os afro-brasileiros
foram e continuam sendo tratados nas narrativas dos livros
didáticos de História como "coisas", e consequentemente, a vida dos afros não foi fácil. As
piadas, as músicas, os textos didáticos, paradidáticos,
sobretudo os livros de literatura,
tratam-nos
como indivíduos pertencentes a uma cultura inferior. Mas, graças às lutas da
população afro-brasileira
em nosso país, foi criada a Lei n° 10.639/03, que obriga o ensino da
história e cultura afro-brasileira
e indígena, a ser ministrado pelos educadores no Ensino
Fundamental e Médio. A implantação desta lei foi importante, porque aos poucos ela vem
quebrando o preconceito, mas os discursos narrados e até mesmo falados têm mostrado que os
afros são pessoas pensantes, críticas e que podem e devem participar como um membro da
sociedade, como cidadãos que trabalham, sentem, amam e acima de tudo como pessoas
capazes de exercer sua cidadania, que durante muito tempo, lhe negaram. Então, a partir desta
problemática, a presente pesquisa usou em sua metodologia, uma busca, no sentido de
compreender no processo ensino aprendizagem, como funcionam os discursos dos livros
didáticos de história com relação à população afrodescendente.
Tal levantamento foi
importante porque demonstrou que esta problemática precisa ser repensada, numa perspectiva
em que os autores didáticos procurem elaborar em seus livros, textos que levem o aluno ao
não preconceito, a não discriminação, e sim, a compreensão da tolerância quanto ao
multiculturalismo étnico. Desse modo, justifica-se
a escolha dessa temática que trata da busca
de soluções a respeito da abordagem dos afro-brasileiros
nas narrativas dos livros didáticos de
história, antes e depois da Lei n° 10.630/03, tendo como objetivo geral, analisar as narrativas
e as imagens do livro didático de história produzido pelos autores Nelson Piletti e Claudino
Piletti em 2002 (História & Vida Integrada) e como objetivo específico: comparar as
anteriores, com a mesma obra reeditada no ano de 2009. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História.
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Os afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de História antes e depois da Lei Nº 10.639/03. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.description.abstract |
For centuries, africanBrazilians
have been and are being treated in the narratives of history
books, as "things", and consequently, the lives of Afro was not easy. The jokes, the music, the
textbooks used for teaching, especially the literature books, treat them as individuais
belonging to an inferior culture. But thanks to the struggles of africanBrazilian
population in
our country, was established to Law No. 10639/03, which requires the teaching of history and
culture africanBrazilian
and indigenous, to be taught by educators in elementary and high
school. The implementation of this law was important because it is gradually breaking down
prejudice, but the speeches and even spoken narrated have shown that afros are thinking
people, and that criticism can and should participate as a member of society, as citizens
working, feel, love and above all as people able to exercise their citizenship, which for a long
time, was denied. So from this problem, this research used in their methodology, a search in
order to understand the learning process, how the discourse of history textbooks in relation to
population african descent. This survey was important because it demonstrated that this issue
needs to be rethought, with a perspective in which the authors seek to draw up teaching in his
books, texts that allow students to not prejudice, not discrimination, but rather the
understanding of multiculturalism and ethnic tolerance. Thus justifies the choice of this theme
that deals with the search for Solutions regarding the approach of africanBrazilians
in the
narratives of histoiy textbooks before and after the Law No. 10.630/03, aiming generally
analyze narratives and images of the history textbook produced by the authors and Claudino
Piletti Piletti Nelson in 2002 (Integrated History and Life) and specific objective: to compare
the past with the same work was reprinted in 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33841 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-29T12:17:05Z |
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dc.date.available |
2023-12-29 |
|
dc.date.available |
2023-12-29T12:17:05Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Afro brasileiros - livros de História |
pt_BR |
dc.subject |
Lei Nº 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Multiculturalismo étnico |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de História - discursos afrodescendentes |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
População afrodescendente |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Negros - livros didáticos de História |
pt_BR |
dc.subject |
Afro Brazilians - History books |
pt_BR |
dc.subject |
Law No. 10,639/2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic multiculturalism |
pt_BR |
dc.subject |
History textbooks - Afro-descendant speeches |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture - History textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-descendant population |
pt_BR |
dc.subject |
Speeches - History textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Blacks - History textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, José Fernandes da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Afro-Brazilians in the narratives of History textbooks before and after Law No. 10,639/03. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, José Fernandes da. Os afro-brasileiros nas narrativas dos livros didáticos de História antes e depois da Lei Nº 10.639/03. 2011. 81f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33841 |
pt_BR |