dc.creator.ID |
SILVA, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, F. G. R. B. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nos últimos anos a grande discussão para diversos educadores
brasileiros se volta para a questão da reprovação e/ou progressão. O sistema
educacional tem tentado de várias formas solucionar esse problema,
principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, apesar de
toda tentativa para abolir a repetência, ainda há muitos problemas na escola, no
sistema educacional e no país, que vêm agravando a deficiência na
aprendizagem do alunado, já que esses ao serem “poupados" da repetência
enfrentam outros problemas também sérios que os tornam desmotivados diante
das dificuldades nas séries que estão cursando. Hoje é muito comum entre os educadores o debate para identificar os
principais responsáveis pelo alto índice de reprovação. Essa responsabilidade
tem atribuição dividida entre governo, família e professor. Porém, independente
de quem seja o culpado, o mais importante é não esquecer que reprovação ou
progressão é diferente de aprendizagem. Percebe-se que hoje trabalha-se
principalmente para acabar ou diminuir com a reprovação sem, no entanto,
resolver o problema da aprendizagem e do conhecimento.
Para enfrentar essa situação o governo brasileiro ampliou a oferta
educacional com programas alternativos para evitar a repetência escolar e
garantir uma aprendizagem significativa para o alunado. Os programas
Aceleração de Aprendizagem e Escola Ativa têm se destacado como possíveis
caminhos para corrigir a distorção idade-série do ensino brasileiro. A Aceleração
de Aprendizagem tem como objetivo principal regularizar o fluxo escolar e
fortalecer a auto-estima de alunos marcados por sucessivas repetências e que
estão defasados em relação idade-série; a Escola Ativa é uma proposta
metodológica voltada para as classes multisseriadas com método específico
para a zona rural, onde se trabalha com várias séries numa mesma classe.
Diante dessa situação que muito me inquieta como professora, escolhi
como foco do meu trabalho, os programas alternativos para abolir a repetência
escolar. A escolha dessa temática foi feita com o intuito de compreender porque
o aluno está progredindo para as séries subseqüentes, mas o conhecimento não
segue o nível dessa progressão, ou seja, a promoção do aluno não apresenta
condições para prosseguir nos estudos, pois hoje grande parte do alunado tem
dificuldades em ler e escrever; até que ponto acabar com a repetência escolar
tem solucionado a deficiência da aprendizagem? De que forma os programas
alternativos para solucionar a repetência têm contribuído para uma
aprendizagem significante? Procuro perceber em quais aspectos esses
programas são decisivos para promover ou contribuir no processo de ensinoaprendizagem.
Partindo dessas questões, busco dados que mostrem se a ação desses
programas tem correspondido aos objetivos dos seus idealizadores. Para isso, o
trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro relato minha experiência no
programa Aceleração de Aprendizagem, do qual participei no período de
1999/2000 no município de Esperança-PB. Faço uma breve descrição da minha
participação no programa, desde o convite para participar até a conclusão do
mesmo, além de discutir as questões consideradas favoráveis e desfavoráveis
da Aceleração de Aprendizagem. Coloco também em foco relatos de
experiências vivenciadas ao longo do processo, expressando acima de tudo, a
esperança fortalecida pelo sucesso das realizações empreendidas.
No segundo capítulo também discuto o programa Aceleração de
Aprendizagem, mas analiso o resultado do mesmo em alguns estados do Brasil,
além da avaliação de educadores brasileiros que pesquisam essa temática.
Investigo esse programa a partir de duas questões principais: a primeira, por que
quando participei do referido programa não me certifiquei que o mesmo foi
decisivo para corrigir a defasagem detectada, e sinto a necessidade de
aprofundar essa discussão com outras experiências em outras localidades, para
assim puder comparar e chegar a alguma conclusão mais precisa sobre a
eficácia da proposta inicial; a segunda, para compreender se realmente está
havendo progressão e aprendizagem através dessa proposta ou se apenas está
diminuindo a repetência, independente da aprendizagem.
No terceiro capítulo analiso a proposta pedagógica da Escola Ativa.
Escolhi essa por ser destinada especificamente para a zona rural para suprir as
necessidades das classes multisseriadas. Para tal, através de questionários com
alunos e professores do município de Esperança-PB, busco entender de que
forma essa estratégia tem contribuído no desempenho do professor que trabalha
com várias séries simultaneamente e como os alunos apreendem as inovações
do programa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História.
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
“Pedagogias corretivas” para a escola pública brasileira mediante os modelos de Aceleração da Aprendizagem e Escola Ativa: reclames e êxitos - Esperança 1999/2003. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33843 |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-29T12:33:55Z |
|
dc.date.available |
2023-12-29 |
|
dc.date.available |
2023-12-29T12:33:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aceleração da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Ativa |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Aceleração da Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Progressão - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Reprovação e progressão |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Escola Ativa |
pt_BR |
dc.subject |
Repetência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Esperança - PB - Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Programas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Acceleration of learning |
pt_BR |
dc.subject |
Active School |
pt_BR |
dc.subject |
Learning Acceleration Program |
pt_BR |
dc.subject |
Progression - education |
pt_BR |
dc.subject |
Failure and progression |
pt_BR |
dc.subject |
Active School Program |
pt_BR |
dc.subject |
School failure |
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dc.subject |
Hope - PB - Education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational programs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Marilda Coelho da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Corrective pedagogies” for Brazilian public schools through the Learning Acceleration and Active School models: claims and successes - Esperança 1999/2003. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Marilda Coelho. “Pedagogias corretivas” para a escola pública brasileira mediante os modelos de Aceleração da Aprendizagem e Escola Ativa: reclames e êxitos - Esperança 1999/2003. 2004. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33843 |
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