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“Pedagogias corretivas” para a escola pública brasileira mediante os modelos de Aceleração da Aprendizagem e Escola Ativa: reclames e êxitos - Esperança 1999/2003.

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dc.creator.ID SILVA, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, F. G. R. B. pt_BR
dc.description.resumo Nos últimos anos a grande discussão para diversos educadores brasileiros se volta para a questão da reprovação e/ou progressão. O sistema educacional tem tentado de várias formas solucionar esse problema, principalmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, apesar de toda tentativa para abolir a repetência, ainda há muitos problemas na escola, no sistema educacional e no país, que vêm agravando a deficiência na aprendizagem do alunado, já que esses ao serem “poupados" da repetência enfrentam outros problemas também sérios que os tornam desmotivados diante das dificuldades nas séries que estão cursando. Hoje é muito comum entre os educadores o debate para identificar os principais responsáveis pelo alto índice de reprovação. Essa responsabilidade tem atribuição dividida entre governo, família e professor. Porém, independente de quem seja o culpado, o mais importante é não esquecer que reprovação ou progressão é diferente de aprendizagem. Percebe-se que hoje trabalha-se principalmente para acabar ou diminuir com a reprovação sem, no entanto, resolver o problema da aprendizagem e do conhecimento. Para enfrentar essa situação o governo brasileiro ampliou a oferta educacional com programas alternativos para evitar a repetência escolar e garantir uma aprendizagem significativa para o alunado. Os programas Aceleração de Aprendizagem e Escola Ativa têm se destacado como possíveis caminhos para corrigir a distorção idade-série do ensino brasileiro. A Aceleração de Aprendizagem tem como objetivo principal regularizar o fluxo escolar e fortalecer a auto-estima de alunos marcados por sucessivas repetências e que estão defasados em relação idade-série; a Escola Ativa é uma proposta metodológica voltada para as classes multisseriadas com método específico para a zona rural, onde se trabalha com várias séries numa mesma classe. Diante dessa situação que muito me inquieta como professora, escolhi como foco do meu trabalho, os programas alternativos para abolir a repetência escolar. A escolha dessa temática foi feita com o intuito de compreender porque o aluno está progredindo para as séries subseqüentes, mas o conhecimento não segue o nível dessa progressão, ou seja, a promoção do aluno não apresenta condições para prosseguir nos estudos, pois hoje grande parte do alunado tem dificuldades em ler e escrever; até que ponto acabar com a repetência escolar tem solucionado a deficiência da aprendizagem? De que forma os programas alternativos para solucionar a repetência têm contribuído para uma aprendizagem significante? Procuro perceber em quais aspectos esses programas são decisivos para promover ou contribuir no processo de ensinoaprendizagem. Partindo dessas questões, busco dados que mostrem se a ação desses programas tem correspondido aos objetivos dos seus idealizadores. Para isso, o trabalho foi dividido em três capítulos. No primeiro relato minha experiência no programa Aceleração de Aprendizagem, do qual participei no período de 1999/2000 no município de Esperança-PB. Faço uma breve descrição da minha participação no programa, desde o convite para participar até a conclusão do mesmo, além de discutir as questões consideradas favoráveis e desfavoráveis da Aceleração de Aprendizagem. Coloco também em foco relatos de experiências vivenciadas ao longo do processo, expressando acima de tudo, a esperança fortalecida pelo sucesso das realizações empreendidas. No segundo capítulo também discuto o programa Aceleração de Aprendizagem, mas analiso o resultado do mesmo em alguns estados do Brasil, além da avaliação de educadores brasileiros que pesquisam essa temática. Investigo esse programa a partir de duas questões principais: a primeira, por que quando participei do referido programa não me certifiquei que o mesmo foi decisivo para corrigir a defasagem detectada, e sinto a necessidade de aprofundar essa discussão com outras experiências em outras localidades, para assim puder comparar e chegar a alguma conclusão mais precisa sobre a eficácia da proposta inicial; a segunda, para compreender se realmente está havendo progressão e aprendizagem através dessa proposta ou se apenas está diminuindo a repetência, independente da aprendizagem. No terceiro capítulo analiso a proposta pedagógica da Escola Ativa. Escolhi essa por ser destinada especificamente para a zona rural para suprir as necessidades das classes multisseriadas. Para tal, através de questionários com alunos e professores do município de Esperança-PB, busco entender de que forma essa estratégia tem contribuído no desempenho do professor que trabalha com várias séries simultaneamente e como os alunos apreendem as inovações do programa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. Educação. pt_BR
dc.title “Pedagogias corretivas” para a escola pública brasileira mediante os modelos de Aceleração da Aprendizagem e Escola Ativa: reclames e êxitos - Esperança 1999/2003. pt_BR
dc.date.issued 2004
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33843
dc.date.accessioned 2023-12-29T12:33:55Z
dc.date.available 2023-12-29
dc.date.available 2023-12-29T12:33:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aceleração da aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola Ativa pt_BR
dc.subject Programa de Aceleração da Aprendizagem pt_BR
dc.subject Progressão - educação pt_BR
dc.subject Reprovação e progressão pt_BR
dc.subject Programa Escola Ativa pt_BR
dc.subject Repetência escolar pt_BR
dc.subject Esperança - PB - Educação pt_BR
dc.subject Programas educacionais pt_BR
dc.subject Acceleration of learning pt_BR
dc.subject Active School pt_BR
dc.subject Learning Acceleration Program pt_BR
dc.subject Progression - education pt_BR
dc.subject Failure and progression pt_BR
dc.subject Active School Program pt_BR
dc.subject School failure pt_BR
dc.subject Hope - PB - Education pt_BR
dc.subject Educational programs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Marilda Coelho da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Corrective pedagogies” for Brazilian public schools through the Learning Acceleration and Active School models: claims and successes - Esperança 1999/2003. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Marilda Coelho. “Pedagogias corretivas” para a escola pública brasileira mediante os modelos de Aceleração da Aprendizagem e Escola Ativa: reclames e êxitos - Esperança 1999/2003. 2004. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33843 pt_BR


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