Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID OLIVEIRA, R. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5749657039434374 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, F. G. R. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0688695370925750 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTENEGRO, Rosilene Dias.
dc.contributor.referee1ID MONTENEGRO, R. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8133743224166765 pt_BR
dc.contributor.referee2 DONATO, Eronides Câmara.
dc.contributor.referee2ID DONATO, E. C. pt_BR
dc.description.resumo O ensino/aprendizagem da Educação Ambiental tornou-se obrigatório com a promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental, para todos os níveis de ensino. Mas iniciativas de Educação Ambiental no ensino formal datam da década de 1950, ainda que muito isoladas. De lá para cá, surgiram muitos projetos de Educação Ambiental originados ou tendo apoio do sistema de ensino formal. Entretanto, raramente os projetos de Educação Ambiental estão inseridos no projeto educativo da escola: caracterizam-se por serem projetos extracurriculares, nos quais a transversalidade nas disciplinas, quando acontece, é centrada em um tema especifico. Muitas dessas iniciativas tornam-se transitórias e esporádicas. O Ministério da Educação e Cultura (MEC), antes mesmo da lei Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), definiu Meio ambiente como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Mas é fato que, nem o reconhecimento da necessidade, nem a obrigatoriedade é suficiente para garantir a existência da Educação Ambiental na escola, muito menos sua qualidade. A prática de EA na escola busca assegurar um ensino - aprendizagem que torne os estudantes aptos a compreenderem o conceito de meio ambiente e seus processos e dinâmicas. É necessário, também, que eles compreendam o seu lugar, seu papel e sua responsabilidade com os processos dinâmicos característicos do meio ambiente. Este trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de implantação da Educação ambiental nas escolas,; suas causas, conseqüências, e a importância que a educação tem no que diz respeito à conscientização desse problema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. Educação. pt_BR
dc.title O estudo do meio ambiente no currículo escolar. pt_BR
dc.date.issued 2004-04
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850
dc.date.accessioned 2023-12-29T18:56:21Z
dc.date.available 2023-12-29
dc.date.available 2023-12-29T18:56:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject História da Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Complexo Educacional Cônego José de Barros pt_BR
dc.subject Picuí - PB - Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Questão ambiental e Educação pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject History of Environmental Education pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Cônego José de Barros Educational Complex pt_BR
dc.subject Picuí - PB - Environmental Education pt_BR
dc.subject Environmental issues and Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The study of the environment in the school curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Rosinalva Aparecida Martins de. O estudo do meio ambiente no currículo escolar. 2004. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33850 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta