dc.description.resumo |
Esta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em
Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a
formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais
(precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de
Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de
―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização,
flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em
nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização
para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para
demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas
escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na
qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em
Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos
docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
6 |
pt_BR |
dc.title |
O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-02T17:40:58Z |
|
dc.date.available |
2024-01-02 |
|
dc.date.available |
2024-01-02T17:40:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio - Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia no ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Professorização |
pt_BR |
dc.subject |
Sertânia - PE - ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Precarização do trabalho docente - Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio - Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology does not teach medium |
pt_BR |
dc.subject |
Professorization |
pt_BR |
dc.subject |
Sertânia - PE - Sociology course |
pt_BR |
dc.subject |
Precarization of teaching work - Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Professors |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, João Henrique Lúcio de. |
|
dc.creator |
FEITOSA, Fabiano Farias. |
|
dc.creator |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The challenge of sociology teaching: intermittence and precariousness of teaching work in the middle school of the municipality of Sertânia/PE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864 |
pt_BR |