DSpace/Manakin Repository

O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta proposta trata de uma pesquisa ainda em andamento no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO/Associada CDSA/UFCG. A intenção deste trabalho é analisar a formação inicial, a construção de uma identidade profissional e o declínio das condições laborais (precarização) dos professores do Ensino Médio do município de Sertânia/PE, principalmente o de Sociologia, onde o aprofundamento do processo de precarização vai originar o que vamos chamar de ―professorarização‖, ou seja, a precarização do trabalho docente somada à desprofissionalização, flexibilização e adoecimento dos mesmos. Após uma breve contextualização dessa disciplina em nosso sistema de ensino, são utilizados os conceitos de profissão e do processo de professorarização para circunscrever o campo da Sociologia na rede pública estadual do município do Sertânia/PE. Para demonstrar o desafio do ensino de Sociologia diante da professorarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio de Pernambuco, em particular de Sertânia, e suas possíveis interferências na qualidade de ensino de Sociologi, vamos historicizar o processo de professorarização no Brasil e em Pernambuco, fazendo, sempre que possível, um link com a qualidade de ensino e de trabalho dos docentes de Sociologia no ensino médio de Sertânia em Pernambuco. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 6 pt_BR
dc.title O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864
dc.date.accessioned 2024-01-02T17:40:58Z
dc.date.available 2024-01-02
dc.date.available 2024-01-02T17:40:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Ensino Médio - Sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia no ensino médio pt_BR
dc.subject Professorização pt_BR
dc.subject Sertânia - PE - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Precarização do trabalho docente - Sociologia pt_BR
dc.subject Professores de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Ensino Médio - Sociology pt_BR
dc.subject Sociology does not teach medium pt_BR
dc.subject Professorization pt_BR
dc.subject Sertânia - PE - Sociology course pt_BR
dc.subject Precarization of teaching work - Sociology pt_BR
dc.subject Sociology Professors pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, João Henrique Lúcio de.
dc.creator FEITOSA, Fabiano Farias.
dc.creator MONTEIRO, José Marciano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The challenge of sociology teaching: intermittence and precariousness of teaching work in the middle school of the municipality of Sertânia/PE. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, João Henrique Lúcio de; FEITOSA, Fabiano Farias; MONTEIRO, José Marciano. O desafio do ensino de sociologia: intermitência e precarização do trabalho docente nas escolas de ensino médio do município de Sertânia/PE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Avaliação: processos e políticas, 6, 2019. Anais [...]. 2019. ISSN: 2358-8829 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33864 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta