dc.description.resumo |
Este trabalho visa apresentar a utilização do gênero conto como recurso metodológico para o
auxílio didático no ensino de sociologia. O objetivo é evidenciar o gênero literário conto
como fonte interdisciplinar que possibilita aprofundar reflexões acerca de temáticas
relacionadas à sociologia. O conto escolhido, para o experimento pedagógica de uma
sequência didática foi “O Moleque” de Lima Barreto (1881-1922). Lima Barreto é uma
referência para reflexões acerca das questões sociais. Ao abordar temas considerados tabus
sociais à época, Lima Barreto fez da literatura um instrumento de denúncia social. É pela
acidez das suas críticas, que estabelecemos este diálogo entre literatura e sociologia. O olhar
irônico crítico e sarcástico de Lima Barreto, evidencia camadas sociais que, à época se
encontrava invisibilizadas. Ao descrever os personagens, a geografia, o território, as
sociabilidades presentes no subúrbio carioca, Lima Barreto nos permite compreender a
sociedade da época com seus marcadores de classe e de raça. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia.
Educação.
Literatura. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
8 |
pt_BR |
dc.title |
O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-02T19:59:43Z |
|
dc.date.available |
2024-01-02 |
|
dc.date.available |
2024-01-02T19:59:43Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero literário conto |
pt_BR |
dc.subject |
Conto Brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Lima Barreto - Conto O Moleque |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática - ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso metodológico conto - ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Literary genre story |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Conto |
pt_BR |
dc.subject |
Lima Barreto - Conto O Moleque |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence - Sociology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Conto methodological resource - Sociology teacher |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francisco Stefeson da. |
|
dc.creator |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of the literary genre “story” as a methodological resource for teaching Sociology: an experiment based on the story “O Moleque” by Lima Barreto as a proposal for a didactic sequence. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francisco Stefeson da; MONTEIRO, José Marciano. O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 8, 2023. Anais [...]. Belém - PA, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881 |
pt_BR |