DSpace/Manakin Repository

O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho visa apresentar a utilização do gênero conto como recurso metodológico para o auxílio didático no ensino de sociologia. O objetivo é evidenciar o gênero literário conto como fonte interdisciplinar que possibilita aprofundar reflexões acerca de temáticas relacionadas à sociologia. O conto escolhido, para o experimento pedagógica de uma sequência didática foi “O Moleque” de Lima Barreto (1881-1922). Lima Barreto é uma referência para reflexões acerca das questões sociais. Ao abordar temas considerados tabus sociais à época, Lima Barreto fez da literatura um instrumento de denúncia social. É pela acidez das suas críticas, que estabelecemos este diálogo entre literatura e sociologia. O olhar irônico crítico e sarcástico de Lima Barreto, evidencia camadas sociais que, à época se encontrava invisibilizadas. Ao descrever os personagens, a geografia, o território, as sociabilidades presentes no subúrbio carioca, Lima Barreto nos permite compreender a sociedade da época com seus marcadores de classe e de raça. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. Educação. Literatura. pt_BR
dc.citation.issue 8 pt_BR
dc.title O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881
dc.date.accessioned 2024-01-02T19:59:43Z
dc.date.available 2024-01-02
dc.date.available 2024-01-02T19:59:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Gênero literário conto pt_BR
dc.subject Conto Brasileiro pt_BR
dc.subject Lima Barreto - Conto O Moleque pt_BR
dc.subject Sequência didática - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Recurso metodológico conto - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Literary genre story pt_BR
dc.subject Brazilian Conto pt_BR
dc.subject Lima Barreto - Conto O Moleque pt_BR
dc.subject Didactic sequence - Sociology teaching pt_BR
dc.subject Conto methodological resource - Sociology teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisco Stefeson da.
dc.creator MONTEIRO, José Marciano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of the literary genre “story” as a methodological resource for teaching Sociology: an experiment based on the story “O Moleque” by Lima Barreto as a proposal for a didactic sequence. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francisco Stefeson da; MONTEIRO, José Marciano. O uso do gênero literário “conto” como recurso metodológico para o ensino de Sociologia: um experimento a partir do conto “O Moleque” de Lima Barreto como proposta de sequência didática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 8, 2023. Anais [...]. Belém - PA, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33881 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta