Mostrar registro simples

dc.creator.ID FEITOSA, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eronildes Câmara de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, E. C. pt_BR
dc.description.resumo Este relatório será confeccionado numa dimensão que não se resumirá ao binómio ensino-aprendizagem, mas problematizará o fenômeno da sala de aula considerando princípios filosóficos, tais como a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade, que juntamente com os eixos cognitivos do ENEM, propõe uma educação que transponha os muras das unidades educacionais, paras se contextualizar nas demandas da sociedade, que por sua complexidade exige respostas que abarcam diversos saberes, que são interdisciplinares. Nesta perspectiva, esta produção tematizará diversos pensadores que problematizam a atividade docente, mas, colocando-se numa atitude de tentar responder as demandas do mundo moderno, contemplará os subsídios que norteiam o fazer escolar, qual seja os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Depois de serem consideradas as orientações nacionais sobre a prática docente, será apresentada, nos planos de aula, a tentativa de concretude dos avanços teóricos no cotidiano da sala de aula. Nestes planos de aula se trabalhará temas como “As ruas de Campina Grande, Dengue, salubridade pública e repercussão social e Internet e redes social. Estes temas foram escolhidos a partir do viés de tomar o saber contextualizado, que parte do universo de conhecimento e atração dos alunos, para se chegar de forma ampla, relacionando os conceitos das variadas ciências que compõem o campo das ciências humanas, a conclusões possíveis, tendo como eixo cognitivos a . competência do ENEM - área 2: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. Educação. pt_BR
dc.title Relatório da prática de ensino. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889
dc.date.accessioned 2024-01-03T19:24:07Z
dc.date.available 2024-01-03
dc.date.available 2024-01-03T19:24:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relatório de prática de ensino - História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - História e Geografia pt_BR
dc.subject Prática de ensino - História pt_BR
dc.subject Formação de professores - História pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - História pt_BR
dc.subject Teaching Practice Report - History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject National Curricular Parameters - History and Geography pt_BR
dc.subject Teaching practice - History pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Supervised internship - History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FEITOSA, José Rômulo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practice report. pt_BR
dc.identifier.citation FEITOSA, José Rômulo. Relatório da prática de ensino. 2013. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33889 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta