Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, Z. G. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTENEGRO, José Benjamim.
dc.contributor.advisor1ID MONTENEGRO, J. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7329516641843599 pt_BR
dc.contributor.referee1 AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.contributor.referee1ID AGRA DO Ó, A. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 pt_BR
dc.description.resumo Em todas as épocas, em todas as sociedades, em qualquer lugar do mundo, encontramos pessoas que, pelo seu ideal de tornar a sua vidas e de todas mais humanas, pelo seu interesse em desvendar as descobertas das ciências e torná-las acessíveis a todos, pelo seu amor ao trabalho de ensinar e levar a criticar as tradições, os valores e os conhecimentos próprios de cada sociedade, se caracteriza como professor e seu ambiente de trabalho, é a escola. Aí, respeitando a educação que as crianças e jovens trazem do lar e sem recear o confronto que se estabelece entre esta e sua própria educação de professor , ao contrário, se valendo desse confronto, espera ele participar da formação de homens mais educados, mais humanos. Homens esses, que incluem tanto o aluno como o professor pois educam-se tanto os alunos quanto o professor. É com esse ideal que desenvolvia disciplina prática de Ensino de Iº e 2º graus do curo de História da Universidade Federal da Paraíba na Escola Estadual de Iº e 2º graus Ademar Veloso da Silveira, localizada em Bodocongó. Pensar a estruturação de ação docente, antes de mais nada, é pensar a localização do educador frente a algumas questões: qual o seu lugar sócio-histórico-cultural? Como ele percebe a presença da disciplina História na experiência escolar? Que papéis sociais a disciplina permite/ possibilita funcionar na dinâmica da vida escolar (e, a partir dela, para a vida social em geral ) ? É tomando como referência estas e outras questões que assolam a nossa educação e tentando responder essas perguntas que elaborei o meu relatório da Prática de Ensino de História. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. Educação. pt_BR
dc.title “Ser professor”: um desafio permanente. pt_BR
dc.date.issued 1998
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893
dc.date.accessioned 2024-01-03T20:07:22Z
dc.date.available 2024-01-03
dc.date.available 2024-01-03T20:07:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio em História pt_BR
dc.subject Prática de ensino - História pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Formação de professores - História pt_BR
dc.subject Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Internship in History pt_BR
dc.subject Teaching practice - History pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Bodocongó State College - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Ziselma Gomes Nascimento.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Being a teacher”: a permanent challenge. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Ziselma Gomes Nascimento. “Ser professor”: um desafio permanente. 1998. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33893 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta