DSpace/Manakin Repository

Relato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Josevandro Barros.
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, Josevandro Barros. pt_BR
dc.contributor.referee1ID NASCIMENTO, JOSEVANDRO. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 pt_BR
dc.contributor.referee2 CASADO, Wellison Gomes.
dc.contributor.referee2ID CASADO, W. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 pt_BR
dc.description.resumo Este relato de experiência descreve o primeiro módulo do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com ênfase na Licenciatura em Matemática. O PRP tem como objetivo aprimorar a formação de licenciandos, permitindo que participem ativamente na educação a partir da segunda metade de seu curso de licenciatura. Dezesseis licenciandos foram distribuídos em grupos e designados para uma escola cidadã integral em Cuité-PB. Na universidade os alunos contaram com o apoio da professora orientadora que coordenou o grupo através de reuniões semanais via Google Meet e na escola cada grupo contou com uma professora preceptora para o acompanhamento interno do processo formativo. Uma variedade de métodos de ensino foi usada durante as aulas, como resolução de problemas em grupo, discussões em sala de aula, dramatização e atividades práticas. Após cada aula, foram realizadas sessões de reflexão colaborativa envolvendo professores e alunos. Essas discussões permitiram avaliar a eficácia das estratégias empregadas, identificar desafios e fazer ajustes conforme necessário. Os resultados iniciais mostraram que houve uma melhora significativa no desempenho dos alunos, discutidos pelos grupos de residentes. Além disso, os alunos mostraram uma maior motivação para aprender matemática e uma maior confiança em suas habilidades. Após essa experiência, os licenciandos saem mais preparados e motivados para enfrentar os desafios futuros de suas carreiras como educadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Matemática pt_BR
dc.title Relato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-01
dc.description.abstract This experience report describes the first module of the Pedagogical Residency Program (PRP) at the Federal University of Campina Grande (UFCG), with an emphasis on Mathematics. The PRP aims to improve the training of undergraduates, allowing them to actively participate in education from the second half of their degree course. Sixteen undergraduates were divided into groups and assigned to a comprehensive citizens' school in Cuité-PB. At the university, the students had the support of the supervising teacher who coordinated the group through weekly meetings via Google Meet and at the school, each group had a preceptor teacher to monitor the training process internally. A variety of teaching methods were used during the lessons, such as group problem-solving, classroom discussions, role-playing and practical activities. After each lesson, collaborative reflection sessions were held involving teachers and students. These discussions made it possible to evaluate the effectiveness of the strategies employed, identify challenges and make adjustments as necessary. Initial results showed that there was a significant improvement in student performance, discussed by the resident groups. In addition, the students showed greater motivation to learn mathematics and greater confidence in their abilities. After this experience, the undergraduates leave more prepared and motivated to face the future challenges of their careers as educators. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33902
dc.date.accessioned 2024-01-04T19:58:24Z
dc.date.available 2024-01-04
dc.date.available 2024-01-04T19:58:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Lesson study pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Licenciatura em matemática - residência pedagógica pt_BR
dc.subject Escola cidadã - Cuité-PB pt_BR
dc.subject Formação de licenciandos - matemática - relato de experiência pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Pedagogical residency pt_BR
dc.subject Degree in mathematics - pedagogical residency pt_BR
dc.subject Citizen school - Cuité-PB pt_BR
dc.subject Training of undergraduate students - mathematics - report of experience pt_BR
dc.subject Matemáticas pt_BR
dc.subject Estudio de la lección pt_BR
dc.subject Licenciatura en matemáticas - residencia pedagógica pt_BR
dc.subject Escuela ciudadana - Cuité-PB pt_BR
dc.subject Formación de estudiantes de pregrado - matemáticas - informe de experiencia pt_BR
dc.subject Relato de experiência
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Costa, Éderson Ramalho dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experience report with the Lesson study methodology in pedagogical residency program. pt_BR
dc.title.alternative Informe de experiencia con la metodología de estudio de lecciones en programa de residencia pedagógica. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Éderson Ramalho dos Santos. Relato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica. 2023. 19 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Cuité - Paraíba - Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Este informe de experiencia describe el primer módulo del Programa de Residencia. Pedagógica (PRP) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con énfasis en Licenciatura en Matemáticas. El PRP tiene como objetivo mejorar la formación de graduados, permitiéndoles participar activamente en la educación desde la segunda mitad de tu carrera. Dieciséis graduados fueron distribuidos en grupos y asignado a una escuela ciudadana integral en Cuité-PB. En la universidad, los estudiantes contó con el apoyo del docente guía quien coordinó el grupo a través de reuniones semanalmente vía Google Meet y en la escuela cada grupo contaba con un maestro preceptor para el seguimiento interno del proceso de formación. Una variedad de métodos de enseñanza. se utilizó durante las clases, como la resolución de problemas en grupo, discusiones en el aula, clase, dramatización y actividades prácticas. Después de cada clase se realizaron sesiones de reflexión. colaborativo involucrando a profesores y estudiantes. Estas discusiones permitieron evaluar la efectividad de las estrategias utilizadas, identificar desafíos y hacer los ajustes necesarios. Tú Los resultados iniciales mostraron que hubo una mejora significativa en el desempeño de estudiantes, discutidos por grupos de residentes. Además, los estudiantes mostraron una mayor Motivación para aprender matemáticas y mayor confianza en tus habilidades. Después de este experiencia, los graduados están más preparados y motivados para enfrentar los desafíos futuro de sus carreras como educadores. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta