dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Josevandro Barros. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, Josevandro Barros. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
NASCIMENTO, JOSEVANDRO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CASADO, Wellison Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CASADO, W. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este relato de experiência descreve o primeiro módulo do Programa de Residência
Pedagógica (PRP) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com ênfase na
Licenciatura em Matemática. O PRP tem como objetivo aprimorar a formação de
licenciandos, permitindo que participem ativamente na educação a partir da segunda metade
de seu curso de licenciatura. Dezesseis licenciandos foram distribuídos em grupos e
designados para uma escola cidadã integral em Cuité-PB. Na universidade os alunos
contaram com o apoio da professora orientadora que coordenou o grupo através de reuniões
semanais via Google Meet e na escola cada grupo contou com uma professora preceptora
para o acompanhamento interno do processo formativo. Uma variedade de métodos de ensino
foi usada durante as aulas, como resolução de problemas em grupo, discussões em sala de
aula, dramatização e atividades práticas. Após cada aula, foram realizadas sessões de reflexão
colaborativa envolvendo professores e alunos. Essas discussões permitiram avaliar a eficácia
das estratégias empregadas, identificar desafios e fazer ajustes conforme necessário. Os
resultados iniciais mostraram que houve uma melhora significativa no desempenho dos
alunos, discutidos pelos grupos de residentes. Além disso, os alunos mostraram uma maior
motivação para aprender matemática e uma maior confiança em suas habilidades. Após essa
experiência, os licenciandos saem mais preparados e motivados para enfrentar os desafios
futuros de suas carreiras como educadores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Relato de experiência com a metodologia Lesson study no programa residência pedagógica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-01 |
|
dc.description.abstract |
This experience report describes the first module of the Pedagogical Residency Program
(PRP) at the Federal University of Campina Grande (UFCG), with an emphasis on
Mathematics. The PRP aims to improve the training of undergraduates, allowing them to
actively participate in education from the second half of their degree course. Sixteen
undergraduates were divided into groups and assigned to a comprehensive citizens' school in
Cuité-PB. At the university, the students had the support of the supervising teacher who
coordinated the group through weekly meetings via Google Meet and at the school, each
group had a preceptor teacher to monitor the training process internally. A variety of teaching
methods were used during the lessons, such as group problem-solving, classroom
discussions, role-playing and practical activities. After each lesson, collaborative reflection
sessions were held involving teachers and students. These discussions made it possible to
evaluate the effectiveness of the strategies employed, identify challenges and make
adjustments as necessary. Initial results showed that there was a significant improvement in
student performance, discussed by the resident groups. In addition, the students showed
greater motivation to learn mathematics and greater confidence in their abilities. After this
experience, the undergraduates leave more prepared and motivated to face the future
challenges of their careers as educators. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33902 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-04T19:58:24Z |
|
dc.date.available |
2024-01-04 |
|
dc.date.available |
2024-01-04T19:58:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Lesson study |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em matemática - residência pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Escola cidadã - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de licenciandos - matemática - relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical residency |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in mathematics - pedagogical residency |
pt_BR |
dc.subject |
Citizen school - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Training of undergraduate students - mathematics - report of experience |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de la lección |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura en matemáticas - residencia pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela ciudadana - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de estudiantes de pregrado - matemáticas - informe de experiencia |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
Costa, Éderson Ramalho dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experience report with the Lesson study methodology in pedagogical residency program. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Informe de experiencia con la metodología de estudio de lecciones en programa de residencia pedagógica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Éderson Ramalho dos Santos. Relato de experiência com a metodologia Lesson study no
programa residência pedagógica. 2023. 19 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relato de Experiência), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Cuité - Paraíba - Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este informe de experiencia describe el primer módulo del Programa de Residencia.
Pedagógica (PRP) de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), con énfasis en
Licenciatura en Matemáticas. El PRP tiene como objetivo mejorar la formación de
graduados, permitiéndoles participar activamente en la educación desde la segunda mitad
de tu carrera. Dieciséis graduados fueron distribuidos en grupos y
asignado a una escuela ciudadana integral en Cuité-PB. En la universidad, los estudiantes
contó con el apoyo del docente guía quien coordinó el grupo a través de reuniones
semanalmente vía Google Meet y en la escuela cada grupo contaba con un maestro preceptor
para el seguimiento interno del proceso de formación. Una variedad de métodos de enseñanza.
se utilizó durante las clases, como la resolución de problemas en grupo, discusiones en el aula,
clase, dramatización y actividades prácticas. Después de cada clase se realizaron sesiones de reflexión.
colaborativo involucrando a profesores y estudiantes. Estas discusiones permitieron evaluar la efectividad
de las estrategias utilizadas, identificar desafíos y hacer los ajustes necesarios. Tú
Los resultados iniciales mostraron que hubo una mejora significativa en el desempeño de
estudiantes, discutidos por grupos de residentes. Además, los estudiantes mostraron una mayor
Motivación para aprender matemáticas y mayor confianza en tus habilidades. Después de este
experiencia, los graduados están más preparados y motivados para enfrentar los desafíos
futuro de sus carreras como educadores. |
pt_BR |