dc.description.resumo |
A proposta de construção desse trabalho surgiu do questionamento entre os autores sobre
a ideia de que as Escolas que atendem as crianças, jovens e adultos de comunidades remanescentes
de quilombo estariam hoje, mesmo depois de infindáveis debates sobre o assunto, realmente
preparadas para acolhê-los? Entender como os professores e profissionais em geral dessas escolas
instigam e fazem manter a grande diversidade cultural do nosso povo. Para termos as respostas para
esses questionamentos fomos nos aventurar no espaço escolar da Escola João Lelys do município de
Livramento – PB, o que para nossa surpresa foi uma experiência construtora de novas perspectivas
em relação a Educação Escolar Quilombola que buscamos esboçar nesse artigo e em suas
entrelinhas mostrar que mesmo tendo nos últimos anos avançado significativamente, a educação
básica brasileira precisa enveredar por, talvez, os caminhos mais difíceis que é conceder maior
observância aos pequenos detalhes que tem passado despercebido e que fazem grande diferença no
rendimento de nossos alunos e alunas, qual seja, o respeito a suas individualidades e a diversidade
que constitui o ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Do quilombo à escola: educação étnico racial e a proposta pedagógica da E.E.E.F.M. João Lelys - Livramento-PB, impressões e apontamentos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33925 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-08T18:23:10Z |
|
dc.date.available |
2024-01-08 |
|
dc.date.available |
2024-01-08T18:23:10Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades remanescentes quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Estadual João Lelys - Livramento - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Livramento - PB - educação escolar quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Remaining quilombola communities |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
João Lelys State School - Livramento - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas - education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola school education |
pt_BR |
dc.subject |
Livramento - PB - quilombola school education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Wagner Berto dos Santos. |
|
dc.creator |
SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From quilombo to school: ethnic-racial education and the pedagogical proposal of E.E.E.F.M. João Lelys - Livramento-PB, initial impressions and notes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Wagner Berto dos Santos; SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. do quilombo à escola: educação étnico racial e a proposta pedagógica da E.E.E.F.M. João Lelys - Livramento-PB, impressões e apontamentos iniciais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-CONEDU, 2016, Natal-RN. 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33925 |
pt_BR |