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Mãos que tecem: uma etnografia da produção de renda renascença em uma comunidade quilombola do Cariri Paraibano.

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dc.creator.ID ELISBÃO, E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3997987124331556 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, J. M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9994199425868630 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRUSSI, Júlia Dias Escobar.
dc.contributor.referee1ID BRUSSI, J. D. E. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Helena Costa Carvalho de Araújo.
dc.contributor.referee2ID LIMA, M. H. C. C. A. pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho, descrevemos como se dá a relação da produção da renda renascença com as mulheres de Cacimba Nova, uma comunidade quilombola do Cariri Paraibano (São João do Tigre-PB). Abordamos como essa produção expressiva é realizada no ambiente doméstico dessas rendeiras e as suas motivações para continuarem a produzir a renascença. A partir da relação que elas têm com os objetos criados, bem como o valor simbólico e cultural da renda, investigamos a relação entre seus corpos e objetos de criação através dessa atividade. A partir disso, conseguimos compreender como os significados da renda foram internalizadas, desde seu processo de aprendizagem na infância, e posteriormente se intensificou quando essa produção gerou uma ideia de autonomia. Além do orgulho que têm perante seu ofício, que em certa medida gerou uma dádiva, ao longo de suas vidas, sendo esse conceito utilizado extraído a partir das leituras feitas do Marcel Mauss. Neste trabalho, argumento que essa opção ocorre porque a renda renascença passa ter um caráter simbólico, que está para além da lógica utilitarista do trabalho. Foi constatado ao longo da pesquisa que essa relação é afetiva e, de forma inicial, foi um meio pelo qual elas encontraram uma autonomia. Para isso, foi necessário o estudo bibliográfico e, para inserção no campo de pesquisa, adotamos a etnografia como percurso metodológico. Cinco rendeiras contribuíram para realização deste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais pt_BR
dc.title Mãos que tecem: uma etnografia da produção de renda renascença em uma comunidade quilombola do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-22
dc.description.abstract In this work, we describe how the production of Renaissance lace works with the women of Cacimba Nova, a quilombola community in Cariri Paraibano (remnant of black people who resisted slavery in the Brazilian past). We address how this expressive production is carried out in the domestic environment of these lace and their motivations for continuing to produce the renaissance. Based on the relationship they have with the objects created, as well as the symbolic and cultural value of income, we investigate the relationship between their bodies and objects created through this activity. From this, we were able to understand how the meanings of income were internalized, since the learning process in childhood, and later intensified when this production generated an idea of autonomy. In addition to the pride, they have in their craft, which to a certain extent generated a gift throughout their lives, this concept was used based on readings made by Marcel Mauss. In this work, the argument is that this option occurs because the renaissance income now has a symbolic character, which goes beyond the utilitarian logic of work. It was found throughout the research that this relationship is affective and, initially, it was a means, through which they regained autonomy. For this, a bibliographical study was necessary and, to enter the research field, we adopted ethnography as a methodological path. Five recipes developed to carry out this work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33946
dc.date.accessioned 2024-01-11T11:53:14Z
dc.date.available 2024-01-11
dc.date.available 2024-01-11T11:53:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Renda renascença – comunidade quilombola pt_BR
dc.subject Rendeiras quilombolas pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano – renda renascença pt_BR
dc.subject Quilombolas - Paraíba pt_BR
dc.subject Quilombo Cacimba Nova - Paraíba pt_BR
dc.subject Ethnography pt_BR
dc.subject Renaissance income – quilombola community pt_BR
dc.subject Quilombola lacemakers pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano – renaissance lace pt_BR
dc.subject Quilombolas - Paraíba pt_BR
dc.subject Quilombo Cacimba Nova - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ELISBÃO, Edneide.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hands that weave: an ethnography of Renaissance lace production in a quilombola community in Cariri, Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation ELISBÃO, Edneide. Mãos que tecem: uma etnografia da produção de renda renascença em uma comunidade quilombola do Cariri Paraibano. 2023. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33946 pt_BR


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