DSpace/Manakin Repository

Qualidade no serviço público: um estudo na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2203546271442822 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RÊGO, Thaiseany de Freitas.
dc.contributor.advisor1ID RÊGO, T. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0964977646712026 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Carlos Alano Soares de.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, C. A. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 GURGEL, Judson da Cruz.
dc.contributor.referee2ID GURGEL, J. C. pt_BR
dc.description.resumo A qualidade no serviço público é um direito da sociedade e vem sendo abordada em diversos estudos. Oferecer um serviço de qualidade requer avaliações e reŕexões sobre como tem sido prestado. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva avaliar a percepção dos usuários quanto aos serviços e procedimentos ofertados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para isso, aplicou-se um questionário aos estudantes da instituição baseado no modelo Servqual, a fim de identificar as expectativas e percepções dos respondentes sobre o serviço sobre cinco dimensões (Aspectos Tangíveis, Confiabilidade, Presteza, Garantia e Empatia). O modelo teórico foi validado a partir da realização de Análise Fatorial Confirmatória dos dados obtidos pelas respostas dos participantes. No total, foram coletados 183 questionários válidos, cujas respostas foram analisadas por meio de estatística descritiva, além de Análise Multivariada de Variância com Permutação (PERMANOVA), para comparação entre grupos de participantes. A partir da diferença entre as médias das expectativas e percepções dos usuários, observou-se gaps de qualidade em todas as dimensões do modelo, sendo as maiores discrepâncias encontradas na Confiabilidade e Aspectos Tangíveis. As análises apontaram não haver diferenças significativas na avaliação quando comparados grupos distintos de respondentes, constatando-se que as expectativas superam a percepção dos usuários em níveis semelhantes entre os recortes da amostra. Os resultados demonstraram insatisfação dos estudantes com o serviço ofertado pela PROGRAD/UEPB e serviram de base para elaboração de plano de recomendações proposto para melhoria da sua qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Mestrado em Administração Pública pt_BR
dc.title Qualidade no serviço público: um estudo na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). pt_BR
dc.date.issued 2023-11-28
dc.description.abstract The quality in public service is a right of society and has been addressed in several studies. Ofering a quality service requires evaluations and reŕections on how it has been provided. In this sense, this research aims to evaluate users’ perception regarding the services and procedures ofered by the Dean of Undergraduate Studies (PROGRAD) of the State University of Paraíba (UEPB). To this end, a questionnaire was administered to the institution’s students based on the Servqual model, in order to identify respondents’ expectations and perceptions about the service in őve dimensions (Tangible Aspects, Reliability, Responsiveness, Assurance and Empathy). The theoretical model was validated by carrying out Conőrmatory Factor Analysis of the data obtained from the participants’ responses. In total, 183 valid questionnaires were collected, the answers to which were analyzed using descriptive statistics, in addition to Multivariate Analysis of Variance with Permutation (PERMANOVA), for comparison between groups of participants. Based on the diference between the average of expectations and perceptions of users, quality gaps were observed in all dimensions of the model, with the largest discrepancies found in Reliability and Tangible Aspects. The analyzes showed that there were no signiőcant diferences in the evaluation when comparing diferent groups of respondents, noting that expectations exceed users’ perceptions at similar levels between the sample groups. The results demonstrated student dissatisfaction with the service ofered by PROGRAD/UEPB and served as a basis for elaborating a plan of recommendations proposed to improve its quality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33954
dc.date.accessioned 2024-01-15T17:47:07Z
dc.date.available 2024-01-15
dc.date.available 2024-01-15T17:47:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Administração Pública pt_BR
dc.subject Qualidade no Serviço Público pt_BR
dc.subject Modelo Servqual pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject Quality in Public Service pt_BR
dc.subject Servqual Model pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Allison Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Quality in public service: a study at the Dean of Undergraduate Studies (PROGRAD) at the State University of Paraíba (UEPB). pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Allison Gomes. Qualidade no serviço público: um estudo na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 2023. 128fl. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33954 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta