DSpace/Manakin Repository

Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo No ensino de sociologia, os livros didáticos exercem um forte protagonismo nas mediações pedagógicas, ganhando mais relevância pelo fato de não existir uma base curricular compartilhada para o ensino médio. Por outro lado, a sociologia ambiental tem ganhado espaço e relevância nos estudos das questões socioambientais em virtude da complexidade em que se apresentam no cenário global. Dentro desse novo campo científico, a perspectiva da Sociedade de Risco, que tem como principal expoente o sociólogo Ulrich Beck (2011), tem se mostrado uma das mais promissoras para o entendimento das origens e desdobramentos das questões socioambientais no contexto atual. Nesse sentido, o trabalho objetivou identificar a Sociedade de Risco nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e descrever seu arcabouço teórico. Ademas, a investigação norteou-se na seguinte questão de pesquisa: como a Sociedade de Risco é tratada nos livros didáticos de Sociologia e como contribui para despertar, no ensino médio, o interesse pelas questões socioambientais? A pesquisa se caracterizou como uma análise documental exploratória dos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD em 2018, com uma abordagem de natureza qualitativa e ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). O trabalho identificou discussões do campo do estudo em torno do tema Sociedade de Risco, mas de forma incipiente e com lacunas. Dos cinco livros analisados, a perspectiva não é um conteúdo evidente em quatro deles. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.citation.issue 44 pt_BR
dc.title Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960
dc.date.accessioned 2024-01-16T18:45:22Z
dc.date.available 2024-01-16
dc.date.available 2024-01-16T18:45:22Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Sociologia ambiental pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Livros didáticos de sociologia - análise pt_BR
dc.subject Teoria da sociedade de risco pt_BR
dc.subject Sociedade de risco pt_BR
dc.subject Environmental sociology pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Sociology textbooks - analysis pt_BR
dc.subject Risk society theory pt_BR
dc.subject Risk society pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Antônio Josinaldo Soares.
dc.creator DINIZ, Paulo Cesar Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental sociology and Sociology teaching: brief analysis of sociology textbooks in light of risk society theory. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Antônio Josinaldo Soares; DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, São Paulo. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta