dc.description.resumo |
No ensino de sociologia, os livros didáticos exercem um forte protagonismo nas mediações
pedagógicas, ganhando mais relevância pelo fato de não existir uma base curricular
compartilhada para o ensino médio. Por outro lado, a sociologia ambiental tem ganhado espaço
e relevância nos estudos das questões socioambientais em virtude da complexidade em que se
apresentam no cenário global. Dentro desse novo campo científico, a perspectiva da Sociedade
de Risco, que tem como principal expoente o sociólogo Ulrich Beck (2011), tem se mostrado
uma das mais promissoras para o entendimento das origens e desdobramentos das questões
socioambientais no contexto atual. Nesse sentido, o trabalho objetivou identificar a Sociedade
de Risco nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro
Didático (PNLD) e descrever seu arcabouço teórico. Ademas, a investigação norteou-se na
seguinte questão de pesquisa: como a Sociedade de Risco é tratada nos livros didáticos de
Sociologia e como contribui para despertar, no ensino médio, o interesse pelas questões
socioambientais? A pesquisa se caracterizou como uma análise documental exploratória dos
livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD em 2018, com uma abordagem de natureza
qualitativa e ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2009). O trabalho
identificou discussões do campo do estudo em torno do tema Sociedade de Risco, mas de forma
incipiente e com lacunas. Dos cinco livros analisados, a perspectiva não é um conteúdo evidente
em quatro deles. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
44 |
pt_BR |
dc.title |
Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-16T18:45:22Z |
|
dc.date.available |
2024-01-16 |
|
dc.date.available |
2024-01-16T18:45:22Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos de sociologia - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da sociedade de risco |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade de risco |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology textbooks - analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Risk society theory |
pt_BR |
dc.subject |
Risk society |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Antônio Josinaldo Soares. |
|
dc.creator |
DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental sociology and Sociology teaching: brief analysis of sociology textbooks in light of risk society theory. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Antônio Josinaldo Soares; DINIZ, Paulo Cesar Oliveira. Sociologia ambiental e ensino de Sociologia: breve análise dos livros didáticos de sociologia à luz da teoria da sociedade de risco. In: 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020, São Paulo. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33960 |
pt_BR |