DSpace/Manakin Repository

Explorando a eficiência das atividades de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras: uma nova abordagem DEA em rede paralela com recursos compartilhados.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As avaliações no segmento educacional constituem um desafio devido à complexidade da realidade e do avultado número de critérios a serem considerados. Desse modo, o presente trabalho propõe uma abordagem alternativa para avaliar as instituições de ensino superior brasileiras por meio de um modelo DEA em redes. O modelo proposto contempla dois estágios em paralelo e visa avaliar as atividades de graduação e pós-graduação considerando o compartilhamento de recursos entre essas atividades e variáveis indesejáveis. Uma amostra de 81 universidades públicas foi utilizada para ilustrar o método e os dados correspondem ao ano de 2020. Os resultados indicam que o método auxilia no direcionamento das políticas públicas e no melhor uso dos recursos públicos. Os índices de eficiência da pós-graduação são superiores aos da graduação, demostrando ao governo que a graduação deve ser o foco no desenvolvimento de estratégias de melhoria do ensino superior. A abordagem proposta fornece novos insights sobre o ensino superior brasileiro e por meio da decomposição de eficiência o tomador de decisão é capaz de identificar a estrutura acadêmica menos eficiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 55 pt_BR
dc.title Explorando a eficiência das atividades de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras: uma nova abordagem DEA em rede paralela com recursos compartilhados. pt_BR
dc.date.issued 2023
dc.description.abstract Evaluations in the educational segment present themselves as a challenge due to the many criteria to be considered. Thus, the present work proposes a new approach to evaluate Brazilian higher education institutions using a DEA model in networks. The proposed model contemplates two steps in parallel and aims to evaluate undergraduate and graduate activities considering the sharing of resources between these activities and undesirable variables. A sample with 81 public universities was used to illustrate the method and the data correspond to the year 2020. The proposed approach provides new insights into Brazilian higher education and through efficiency decomposition, the decision maker can identify the least efficient academic structure, facilitating the development of improvement strategies for each university. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33972
dc.date.accessioned 2024-01-17T19:17:45Z
dc.date.available 2024-01-17
dc.date.available 2024-01-17T19:17:45Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Análise envoltória de dados pt_BR
dc.subject Administração pública e educação pt_BR
dc.subject Universidades brasileiras pt_BR
dc.subject DEA em redes pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Data envelopment analysis pt_BR
dc.subject Public administration and education pt_BR
dc.subject Brazilian universities pt_BR
dc.subject DEA in networks pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Felipe Alves Mendes da.
dc.creator TORRES, Lívia Mariana Lopes de Souza.
dc.creator RAMOS, Francisco de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exploring the efficiency of undergraduate and postgraduate activities in Brazilian universities: a new DEA approach in a parallel network with shared resources. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Felipe Alves Mendes da; TORRES, Lívia Mariana Lopes de Souza; RAMOS, Francisco de Sousa. Explorando a eficiência das atividades de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras: uma nova abordagem DEA em rede paralela com recursos compartilhados. In: LV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 55, 2023. Anais [...]. São José dos Campos - SP, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33972 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta