DSpace/Manakin Repository

Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Prestar um serviço de qualidade e no tempo adequado passou a ser uma necessidade para as empresas se materem no mercado cada vez mais competitivo, e com clientes mais exigentes. Neste contexto, a Teoria das Filas se insere como uma ferramente de auxílio na tomada de decisão, através da análise do desempenho do sistema. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a Teoria das Filas no serviço de entraga de uma pizzaria, localizada na cidade de Sumé, Paraíba. Para isso, foram coletados os tempos entre chegadas de pedidos no sistema e o tempo de atendimento, determinadas as distribuições de probabilidade e calculadas as medidas de desempenho do sistema. Em seguida foram analisados três cenários: o primeiro relativo à situação atual, o segundo com a contratação de um servidor e o terceiro considerou a minimização de erros no processo. Após a análise, observou-se que o cenário dois é o mais adequado para organização. Para alcançar este último cenário, foram utilizadas ferramentas da qualidade para determinação das causas, priorização dos problemas e determinação do plano de ação para melhoria do processo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 41 pt_BR
dc.title Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. pt_BR
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977
dc.date.accessioned 2024-01-17T19:54:16Z
dc.date.available 2024-01-17
dc.date.available 2024-01-17T19:54:16Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Teoria das filas pt_BR
dc.subject Medidas de desempenho pt_BR
dc.subject Delivery - pizzaria pt_BR
dc.subject Pizzaria - serviço de delivery pt_BR
dc.subject Pesquisa operacional pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Queuing theory pt_BR
dc.subject Performance Measures pt_BR
dc.subject Delivery - pizzeria pt_BR
dc.subject Pizzeria - delivery service pt_BR
dc.subject Operational Research pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Felipe Alves Mendes da.
dc.creator NOGUEIRA, Jordana de Souza.
dc.creator ARAÚJO, Maria Creuza Borges de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Queuing theory: analysis of the delivery service in a pizzeria. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Felipe Alves Mendes da; NOGUEIRA, Jordana de Souza; ARAÚJO, Maria Creuza Borges de. Teoria das filas: análise do serviço de entrega em uma pizzaria. In: XLI ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 41, 2021. Anais [...]. Foz do Iguaçu - PR, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33977 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta