dc.description.resumo |
Entre 1964 e 1985, o Brasil se encontrou sob a égide de governos autoritários. Tal
período se iniciou a partir do estabelecimento de um Golpe civil-militar que obteve
apoio de uma parcela da sociedade brasileira. Todavia, outra parte da população
não apoiou tais disposições dos militares e se posicionaram contrários a estes.
Observamos o estabelecimento da violência contra estes opositores, que
gradativamente se institucionalizou com a edição dos Atos Institucionais. A
violência contra os que questionavam as medidas autoritárias do governo militar,
feriam aos Direitos Humanos, que iam da cassação dos direitos políticos, o exílio,
torturas físicas e psicológicas, até mesmo a perda do direito à vida, dentre outros.
Apesar da inconstância de momentos com maior e menor repressão, torna-se
perceptível a prática regular dos abusos. Alguns autores consideram o ano de 1974
como sendo o inicio do processo de redemocratização, visto que percebemos um
sinal de democracia com as eleições para o Congresso, sendo eleito número
considerável de candidatos do MDB, além do surgimento de movimentos que
pregavam a anistia política e a volta de um Estado Democrático de Direito. Será
neste contexto que a Ordem dos Advogados do Brasil se insere dentro do debate a
respeito das garantias dos Direitos Humanos, tornando-se tema central da V
Conferência Nacional da Ordem em 1974. Por conseguinte, visualizamos uma série
de práticas por parte da instituição, a fim de esclarecer à população dos atos
arbitrários do governo e aludindo sobre a importância da defesa dos direitos
fundamentais ao homem. O trabalho objetiva analisar o papel desempenhado pela
OAB como promotora de um conhecimento específico, os Direitos Humanos, para
a população dentro de um período de exceção política, em que estes direitos
estavam sendo esquecidos. Logo, trabalhamos sob a perspectiva de que toda instituição é agente de educação, sendo que no caso da OAB um ensino nãoformal, porém que estabelece uma formação, o que está inserido dentro de uma
nova discussão historiográfica da educação. Fizemos uso de teóricos tais como:
Arendt, com seu conceito de Ação Política, Totalitarismo e Autoritarismo;
Halbwachs, a respeito da Memória Coletiva; Le Goff, na questão da História e
Memória; Kruppa e Saviani, com o conceito de Educação ou Ensino Não-Formal.
Utilizamos bibliografia referente ao assunto, assim como periódicos, legislações,
dentre outras. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Direito. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
História, Educação e Direitos Humanos: a ordem dos advogados do Brasil como promotora de um saber específico no âmbito de um período de exceção (1974-1985). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33991 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-18T20:25:47Z |
|
dc.date.available |
2024-01-18 |
|
dc.date.available |
2024-01-18T20:25:47Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos Humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Ordem dos Advogados do Brasil - OAB |
pt_BR |
dc.subject |
Ditadura militar - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Período de exceção - Brasil 1974-1985 |
pt_BR |
dc.subject |
Estado de exceção - Brasil 1974-1985 |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção militar |
pt_BR |
dc.subject |
História dos Direitos Humanos - Brasil - 1974-1985 |
pt_BR |
dc.subject |
Regime militar - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Human rights |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Bar Association - OAB |
pt_BR |
dc.subject |
Military dictatorship - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Period of exception - Brazil 1974-1985 |
pt_BR |
dc.subject |
State of exception - Brazil 1974-1985 |
pt_BR |
dc.subject |
Military intervention |
pt_BR |
dc.subject |
History of Human Rights - Brazil - 1974-1985 |
pt_BR |
dc.subject |
Military regime - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rafael Oliveira. |
|
dc.creator |
FRAGA, Maria da Conceição. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History, Education and Human Rights: the Brazilian bar association as a promoter of specific knowledge within a period of exception (1974-1985). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rafael Oliveira; FRAGA, Maria da Conceição. História, Educação e Direitos Humanos: a ordem dos advogados do Brasil como promotora de um saber específico no âmbito de um período de exceção (1974-1985). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 01: História, Direito e Formação Profissional. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 74-81. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33991 |
pt_BR |