DSpace/Manakin Repository

A História Ambiental e suas contribuições para o ensino de História.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A história como ciência do vivido pode nos levar a refletir as experiências e práticas engendradas pelo homem em determinados recortes especiais e temporais, logo, a questão ambiental não poderia fugir do olhar do historiador, dado que ela esta relacionada à economia, a cultura e a expectativas de vida produzidas pela sociedade. Diante do exposto, nosso ensaio intenta contribuir com a reflexão sobre a abordagem histórica do homem envolvido com o meio ambiente. Já que a paisagem física tem forte influência sobre a paisagem cultural produzida pelo homem. Esta forma o impõe mobilidades e dinâmicas de práticas típicas de seu lugar de morada ou de exploração e trabalho. Também, em um segundo momento, vem trazer à tona o papel do ensino e do professor de história dentro de uma atuação interdisciplinar, visto que a atual linha da história ambiental vem promover uma nova forma de se perceber as ações humanas levando em consideração a interação do homem com e a natureza. A aliança entre narrativa e cartografia ou consciência histórica e consciência ambiental, não impede, nem desconstrói a postura profissional do historiador. Muito pelo contrário, espaço e tempo, são elementos estratégicos para a compreensão da história e ainda, elementos básicos para que a história passe a ter sentido na sala de aula para muitos alunos. Dado que o tempo em que vivemos, a necessidade pelo novo, a permanente descontinuidade de ações, impulsiona as pessoas a, de certa forma, abandonarem o passado, ao acreditar que este não toca o presente. Portanto, defendemos que tal reflexão em sala de aula, perceber a história e nela, a interdependência entre homem e meio ambiente, tem tamanha relevância na medida em que promove um debate atual, mas também é um mecanismo de facilitação e motivação de aprendizagem no ensino de história por desencadear conexões temáticas entre passado, presente e futuro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A História Ambiental e suas contribuições para o ensino de História. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004
dc.date.accessioned 2024-01-19T17:38:02Z
dc.date.available 2024-01-19
dc.date.available 2024-01-19T17:38:02Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject História Ambiental pt_BR
dc.subject Educação Ambiental e História pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade - História e natureza pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Environmental History pt_BR
dc.subject Environmental Education and History pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity - History and nature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental History and its contributions to the teaching of History. pt_BR
dc.identifier.citation MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. A história ambiental e suas contribuições para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 98-107. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta