dc.description.resumo |
A história como ciência do vivido pode nos levar a refletir as experiências e
práticas engendradas pelo homem em determinados recortes especiais e temporais,
logo, a questão ambiental não poderia fugir do olhar do historiador, dado que ela
esta relacionada à economia, a cultura e a expectativas de vida produzidas pela
sociedade. Diante do exposto, nosso ensaio intenta contribuir com a reflexão sobre
a abordagem histórica do homem envolvido com o meio ambiente. Já que a
paisagem física tem forte influência sobre a paisagem cultural produzida pelo
homem. Esta forma o impõe mobilidades e dinâmicas de práticas típicas de seu
lugar de morada ou de exploração e trabalho. Também, em um segundo momento,
vem trazer à tona o papel do ensino e do professor de história dentro de uma
atuação interdisciplinar, visto que a atual linha da história ambiental vem promover
uma nova forma de se perceber as ações humanas levando em consideração a
interação do homem com e a natureza. A aliança entre narrativa e cartografia ou
consciência histórica e consciência ambiental, não impede, nem desconstrói a
postura profissional do historiador. Muito pelo contrário, espaço e tempo, são
elementos estratégicos para a compreensão da história e ainda, elementos básicos
para que a história passe a ter sentido na sala de aula para muitos alunos. Dado que
o tempo em que vivemos, a necessidade pelo novo, a permanente descontinuidade de ações, impulsiona as pessoas a, de certa forma, abandonarem o passado, ao
acreditar que este não toca o presente. Portanto, defendemos que tal reflexão em
sala de aula, perceber a história e nela, a interdependência entre homem e meio
ambiente, tem tamanha relevância na medida em que promove um debate atual,
mas também é um mecanismo de facilitação e motivação de aprendizagem no
ensino de história por desencadear conexões temáticas entre passado, presente e
futuro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A História Ambiental e suas contribuições para o ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-19T17:38:02Z |
|
dc.date.available |
2024-01-19 |
|
dc.date.available |
2024-01-19T17:38:02Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
História Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental e História |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade - História e natureza |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental History |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education and History |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity - History and nature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Environmental History and its contributions to the teaching of History. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. A história ambiental e suas contribuições para o ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 98-107. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34004 |
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