DSpace/Manakin Repository

Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006
dc.date.accessioned 2024-01-19T17:45:55Z
dc.date.available 2024-01-19
dc.date.available 2024-01-19T17:45:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação patrimonial pt_BR
dc.subject Acervos paleontológicos pt_BR
dc.subject Paleontologia - acervos pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - patrimônio paleontológico pt_BR
dc.subject História Ambiental pt_BR
dc.subject Fósseis pt_BR
dc.subject Mineração e paleontologia pt_BR
dc.subject Museu de Fósseis de Santana do Cariri - Ceará pt_BR
dc.subject Sala de Exposição do DNPM - Crato - CE pt_BR
dc.subject Heritage education pt_BR
dc.subject Paleontological collections pt_BR
dc.subject Paleontology - collections pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - paleontological heritage pt_BR
dc.subject Environmental History pt_BR
dc.subject Fossils pt_BR
dc.subject Mining and paleontology pt_BR
dc.subject Santana do Cariri Fossil Museum - Ceará pt_BR
dc.subject DNPM Exhibition Room - Crato - CE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Daniela Márcia Medina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Heritage education and paleontological collections: challenges. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta