dc.description.resumo |
Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as
cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se
conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste
trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental,
entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação
natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada
em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do
saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006
abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark
Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que
cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência,
conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações
educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os
espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel
dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da
Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis
doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no
Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui
apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de
vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se
construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano,
em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para
que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que
se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa
partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação
patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e
historicidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-19T17:45:55Z |
|
dc.date.available |
2024-01-19 |
|
dc.date.available |
2024-01-19T17:45:55Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação patrimonial |
pt_BR |
dc.subject |
Acervos paleontológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia - acervos |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Cearense - patrimônio paleontológico |
pt_BR |
dc.subject |
História Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Fósseis |
pt_BR |
dc.subject |
Mineração e paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Museu de Fósseis de Santana do Cariri - Ceará |
pt_BR |
dc.subject |
Sala de Exposição do DNPM - Crato - CE |
pt_BR |
dc.subject |
Heritage education |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontological collections |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology - collections |
pt_BR |
dc.subject |
Cariri Cearense - paleontological heritage |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental History |
pt_BR |
dc.subject |
Fossils |
pt_BR |
dc.subject |
Mining and paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Santana do Cariri Fossil Museum - Ceará |
pt_BR |
dc.subject |
DNPM Exhibition Room - Crato - CE |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEREIRA, Daniela Márcia Medina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Heritage education and paleontological collections: challenges. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 |
pt_BR |