Repositorio Dspace/Manakin

Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Localizadas numa das mais ricas reservas fossilíferas cretácicas do mundo, as cidades do Cariri cearense ainda carecem de ações educativas para que mais se conheça, e melhor se preserve este patrimônio paleontológico. O objetivo deste trabalho é refletir sobre este desafio a partir do diálogo com a história ambiental, entendendo que este campo possibilita articular problemáticas acerca da relação natureza e cultura, percebendo suas tensões e sua dinâmica. A paisagem pensada em sua complexidade revela a tensão entre os usos tradicionais, a perspectiva do saber técnico e científico, e a pluralidade cultural deste espaço que, desde 2006 abriga o primeiro GeoPark reconhecido pela UNESCO nas Américas: O GeoPark Araripe. A educação patrimonial apresenta um caminho possível no sentido de que cada vez mais as comunidades possam discutir com clareza, transparência, conhecimento e segurança acerca deste tema. Compreende-se que discutir ações educativas não significa apenas especular possibilidades, mas sim dialogar com os espaços que se propõem a esta finalidade. É neste sentido que se discute o papel dos espaços de exposição de paleontologia da região: O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri em Santana do Cariri, e a exposição de fósseis doMuseu do DNPM ( Departamento Nacional de Produção Mineral) que fica no Crato. As visitas a estes espaços geraram o conteúdo central do relato aqui apresentado. Para que não se destaque apenas um aspecto da questão, perdendo de vista a complexidade das relações que a tornam dinâmica e pertinente é que se construiu a problemática dialogando com outras áreas do conhecimento humano, em especial com a Geologia e a Paleontologia. Este diálogo é indispensável para que sejam caracterizadas as peculiaridades dos acervos paleontológicos e para que se possa ter uma perspectiva do que representa a Bacia do Araripe. A iniciativa partiu da premissa, há uma perda quando são propostas ações de educação patrimonial, sem levar em conta o patrimônio ambiental, suas especificidades e historicidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006
dc.date.accessioned 2024-01-19T17:45:55Z
dc.date.available 2024-01-19
dc.date.available 2024-01-19T17:45:55Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação patrimonial pt_BR
dc.subject Acervos paleontológicos pt_BR
dc.subject Paleontologia - acervos pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - patrimônio paleontológico pt_BR
dc.subject História Ambiental pt_BR
dc.subject Fósseis pt_BR
dc.subject Mineração e paleontologia pt_BR
dc.subject Museu de Fósseis de Santana do Cariri - Ceará pt_BR
dc.subject Sala de Exposição do DNPM - Crato - CE pt_BR
dc.subject Heritage education pt_BR
dc.subject Paleontological collections pt_BR
dc.subject Paleontology - collections pt_BR
dc.subject Cariri Cearense - paleontological heritage pt_BR
dc.subject Environmental History pt_BR
dc.subject Fossils pt_BR
dc.subject Mining and paleontology pt_BR
dc.subject Santana do Cariri Fossil Museum - Ceará pt_BR
dc.subject DNPM Exhibition Room - Crato - CE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Daniela Márcia Medina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Heritage education and paleontological collections: challenges. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Daniela Márcia Medina. Educação patrimonial e acervos paleontológicos: desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 02: Natureza, Ensino de História e Educação: possibilidades de leitura nos domínios de Clio. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 108-116. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34006 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta