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Neste artigo, busca-se examinar a utilização da memória pela história, entendendo-a enquanto fonte histórica, “representação” do passado, mediada pela recorrência da metodologia da história oral. Neste sentido, entendemos a história, igualmente, enquanto uma representação de uma coisa ausente, a saber, o próprio passado, (re)apresentada na forma de narrativa literária, inelegível no que nos informa em “verdade” as coisas passadas. O objetivo é, pois, traçar nuances compreensivas no sentido de podermos perceber a memória intercedida pela oralidade, na recorrência às entrevistas, a nos possibilitar caminhos específicos de visualização de meandros da vida cotidiana em se tratando de compreensões possíveis do passado. Após pensarmos teoricamente as questões propostas, a saber, as possibilidades de uso da memória, transpostas na forma de testemunhos, relatos de memória, o artigo objetiva ainda pensar essa relação a partir da utilização prática desse tipo de fonte para percebermos as transformações urbanas da cidade de Aroeiras, visualizadas e lidas, por antigos moradores locais a nos fornecer importantes relatos sobre suas experiências de vida diante de tais transformações, experienciadas nos idos da década de 1950. Suas lembranças, (re)memoradas individualmente, podem proficuamente ser pensadas como representações sensíveis de contatos mantidos por estes (reme)moradores com os chamados equipamentos modernos alocados no perímetro urbano da cidade naquele contexto, ganhando, para fins de nossa incursão, credibilidade e confiança, após serem submetidas ao rigor teórico e metodológico, necessários a possibilidade de reconhecer as subjetividades que entrecortam o texto histórico sem perder de vista, contrariamente, a pretensão de se contar em termos verossímeis, “verdades” possíveis, as coisas e acontecimentos passadas. |
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GOMES, Iordan Queiroz; SANTOS, Luiz Carlos dos. (Re)criando espaços e revirando memórias: o testemunho oral entre a experiência vivida e a (re)presentação do passado. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 209-219. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34012 |
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