DSpace/Manakin Repository

Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

Grupo de Trabalho 08: História da Educação, Inclusão Social, Diversidade e Fronteira de Gênero.

 

Coordenadora do GT 08: <p>Ligia Pereira dos Santos <p align="justify">Os estudos de gênero, inclusão social e diversidade têm se revelado uma área de pesquisa profícua no campo da História da Educação. A inclusão social pensada numa perspectiva relacional de fronteiras de gênero torna-se importante instrumento teórico-metodológico e epistemológico, para analisar possíveis transformações histórico-culturais. Fronteiras aqui entendido como metáfora, para identificar lugares de encontros subjetivos, lugares de multiplicidade de culturas em disputas. Conceitos como deficiência, inclusão, etnia, classe, geração, relações de poder, atravessadas pelas fronteiras das relações de gênero nos permitem entender aspectos educacionais e inclusivos naquilo que a história apresenta como processos e artefatos culturais. As práticas de significação contemporâneas, tempo que redefine fronteiras e orienta processos têm por base o reconhecimento da luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social e tenta promover relações igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes. Neste sentido, propomos o encontro de pesquisadores e pesquisadoras provenientes de diversas áreas do conhecimento, que desenvolvam trabalhos que focam pesquisas e relatos históricos inclusivos e de gênero; críticas à exclusão que hierarquiza; tensões e mediações entre identidade e diferença, unidade e pluralidade, nas dimensões: social, política, econômica, tecnológica, geracional, cultural e ecológica. Portanto a proposta deste GT é proporcionar um espaço interdisciplinar para a construção de conhecimentos críticos acerca das relações de gênero e inclusão social numa perspectiva histórica relativamente a questões e dinâmicas sócio/educacionais, familiares, intergeracionais e identitárias, educação no campo, violência e relações judiciais, masculinidades e feminilidades na diversidade. O GT intenciona compartilhar as experiências de formação, práticas docentes e de pesquisa, tecendo considerações sobre discriminações e estereótipos apontando para a possibilidade de mudanças históricas socioculturais. A partir de análises e relatos de pesquisas realizados em diversos contextos sociais e culturais, pretende-se refletir e discutir sobre desafios, problemas e possibilidades que se colocam à construção histórica da sociedade inclusiva no âmbito das relações de gênero e da diversidade com vistas a criar mecanismos de ruptura.

Submissões recentes

Ver mais