DSpace/Manakin Repository

Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura.

Grupo de Trabalho 10: Algumas Questões para o Ensino de História: Gênero e Literatura.

 

Coordenadoras do GT 10: <p>Rosemere Olimpio de Santana <p>Vanuza Souza Silva <p align="justify">Os desafios da educação, no século XXI, mobilizam-nos a pensar novas questões, ao mesmo tempo (re)significar questões já postas em outros momentos e em outras temporalidades e espaços. Este mini-curso discutirá a possibilidade de trabalharmos as práticas educacionais, principalmente, as que se referem ao ensino de História, com base em dois eixos temáticos: Gênero e Literatura. Como pensar essas categorias? Como torná-las possíveis em sala de aula e dessa forma transformar a História em um saber crítico, também no campo do ensino, não somente nas universidades, mas no campo do cotidiano escolar, afinal, é também para as escolas que a educação superior deve se estender. Pensar a história a partir de questões que se fazem presentes em nosso cotidiano, como as propostas neste mini-curso, devem ser discussões também no campo do ensino. Para nós, envolvidos com a educação, com o dia a dia da sala de aula, o combate a dados conceitos que tratam dos sujeitos na história, das mulheres, dos negros, dos indígenas e sua cultura, etc., é uma maneira de criarmos outras novas possibilidades de ensino. Atualmente, são inúmeras as discussões acerca do currículo, da metodologia e do próprio trabalho em sala de aula. A questão central do problema se direciona para o distanciamento entre o desenvolvimento dos estudos históricos das universidades e do que é discutido nas salas de aulas do ensino de História. Neste sentido, diversos intelectuais estão oferecendo abordagens direcionadas às novas linguagens e novas metodologias, atentando para as problematizações que envolvem essa prática. Há décadas, as categorias que aqui privilegiamos têm sido enfatizadas em pesquisas por parte de vários historiadores. Nesta perspectiva, se torna de suma importância uma (re)leitura atualizada de certos “temas clássicos” assuntos como Literatura e Gênero.

Submissões recentes

Ver mais