Coordenadoras do GT 11: <p>Maria do Socorro Cipriano <p>Auricélia Lopes Pereira <p align="justify">Este GT propõe uma discussão sobre a relação entre o ensino de história e os diversos campos de saber. Para pensar o lugar de saber que a Educação ocupa hoje é necessário entendê-la como uma invenção da sociedade moderna. Sociedade esta, norteada por desejo de civilizar desejos, de controlar corpos, de punir desviantes que fará emergir uma prática de saber institucional, implantando por sua vez, toda uma rede de pedagogização das práticas sociais. É nesse contexto que a escola e todo um aparato institucional a partir de então, terá um papel fundamental no processo de formação e formalização do conhecimento. É, pois, pensando os lugares de constituição de saberes que podemos problematizar os próprios conceitos como produção histórica, como uma elaboração delicadamente lapidada num determinado tempo e espaço. Seguindo essa linha de raciocínio, os livros, os filmes, os documentários, as iconografias e vários outros discursos, estudados nas disciplinas de história, devem ser abordados a partir de suas relações de produção simbólicas, inscritas no campo cultural. A partir da Nova História Cultural, será ampliado o diálogo da história com a literatura, os estudos culturais, a filosofia, a arte e que, por sua vez, terminará por alargar as fontes, os recursos didáticos e os modos de suas operacionalizações no campo da história. Entendendo que o exercício da prática pedagógica é indissociável da pesquisa e que os recursosdidáticos não devem ter uma função de ilustração ou de afirmação do “real”, este GT, então, pretende suscitar um debate com pesquisadores que desenvolveram ou desenvolvem trabalhos que versem sobre o ensino de his tória e sua relação com fotografia, música, iconografia, obras literárias, obras filosóficas e outros. Bem como trabalhos que propõem uma reflexão ou experiências vivenciadas sobre a relação pedagógica entre a história e outros campos de saber.