DSpace/Manakin Repository

Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de pesquisa de reconstrução do processo histórico da normalista do Colégio Normal Francisca Mendes no período de 1970 a 1990, da cidade de Catolé do Rocha na Paraíba, analisando sua representatividade social, enfatizando a questão de gênero nesta profissão de atuação predominantemente feminina. A pesquisa centra-se na possibilidade de discutir o papel da Normalista na sociedade de Catolé de Rocha, partindo da busca de conhecer os motivos que as conduzem a escolha dessa profissão, considerando a relação existente no processo de conservação e mudança ao longo do tempo, bem como, a relevância social dada à normalista no referido contexto. Para tanto, optaremos para realização da pesquisa por uma revisão bibliográfica que aprofunde a temática abordada, além de fazer uso da história oral recorrendo a sujeitos que fizeram parte do processo de formação no recorte histórico contemplado na pesquisa, analisando os discursos. Este estudo se torna relevante em decorrência da necessidade de pesquisar a questão de gênero na formação docente em seus mais variados aspectos detectando as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no decorrer de sua história, a fim de que esse estudo possa proporcionar a reflexão do arcabouço social, cultural e histórico desse período. A viabilidade da pesquisa será permitida pela minha vivência como aluna e professora da referida instituição, o que poderá garantir o livre acesso as fontes documentais e, aos sujeitos envolvidos na pesquisa, além da vasta literatura condizente com o tema abordado, o que irá contribuir com subsídios teóricos. Assim o movimento historiográfico recente valoriza as produções no nível local e regional, possibilitando ao historiador (a) lidar com as diferenças, impasses e multiplicidades, dando-nos a idéia de que a História é também feita com a participação de sujeitos sociais e estes não foram apenas figurantes no seu tempo, mas sim atores que empreenderam um fazer histórico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028
dc.date.accessioned 2024-01-22T10:17:05Z
dc.date.available 2024-01-22
dc.date.available 2024-01-22T10:17:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Normalistas pt_BR
dc.subject Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB pt_BR
dc.subject Memórias da escola pt_BR
dc.subject Gênero - Normalistas pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes pt_BR
dc.subject Escola Normal pt_BR
dc.subject Educação e sociedade pt_BR
dc.subject Gênero na formação docente pt_BR
dc.subject Questão de gênero - educação pt_BR
dc.subject História da Educação pt_BR
dc.subject Normalists pt_BR
dc.subject Colégio Normal Francisca Mendes - Catolé do Rocha - PB pt_BR
dc.subject School memories pt_BR
dc.subject Gender - Normalists pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Catolé do Rocha - PB - Colégio Normal Francisca Mendes pt_BR
dc.subject Normal School pt_BR
dc.subject Education and society pt_BR
dc.subject Gender in teacher training pt_BR
dc.subject Gender issue - education pt_BR
dc.subject History of Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria Cleide Soares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Colégio Normal Francisca Mendes: the role of the normalist in Catholic society (1970-1990). pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maria Cleide Soares de. Colégio Normal Francisca Mendes: o papel da normalista na sociedade catoleense (1970-1990). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 321-330. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34028 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta