dc.description.resumo |
A História Oral e a tradição dos conhecimentos e das práticas religiosas que constituem os cultos afro brasileiros podem mostrar como a voz se espacializa e adquire características próprias em cada ambiente que a tenha como fundamental na reconstrução das realidades sócio-culturais e subjetivas dos indivíduos. Nos terreiros, a vivência, a experiência empírica e a oralidade são os principais agentes mantenedores da vocalidade e da performance no tempo e no espaço. Assim, procura-se nesse artigo refletir sobre a história da transmissão oral dos conhecimentos e práticas religiosas de dois pais e de duas mães de santo de Campina Grande – PB, a partir da narração que eles fazem de si próprios quando foram “tocados’ pelo Orixá. Por esta perspectiva, tem-se que o novo e o inédito do não-dito subjazem nas palavras, que são originadas na linguagem oral, e são captados, sobretudo, nas sutilezas da narrativização. Se são na narração, no falar ou no contar histórias que as experiências pessoais e coletivas são reveladas, então é na expressão do oral que os indivíduos registram suas marcas do vivido: crenças, relações familiares e de amizades, gostos e cultura, dentre outros. Na narração, o indivíduo ressignifica suas experiências, compartilhando-as com aquele que o escuta. Reconfigura e (re)inventa o que lhe foi transmitido oralmente, acrescido de conhecimentos práticos e criações próprias. Análises preliminares apontam que: a) são a voz, o corpo e a performance que mantém os costumes, os princípios e os fundamentos da tradição discursiva dos Orixás e demais espíritos da Jurema, vivos e (re)atualizados na história de suas existências. Uma “obra viva” que encontra força e suporte no rigor da transmissão oral, visual e fazeres repetidos e exercitados, b) na cultura oral dos terreiros, a performance se faz presente como uma “ação oral-auditiva complexa”, envolvendo a história do sagrado afrobrasileiro, c) todo o simbólico e a magia que engloba os Orixás e os espíritos da Jurema ganham forma e força através da palavra e do corpo dos médiuns, d) as vozes histórico-culturais entrecruzadas do sagrado com os sujeitos, os filhos, ou filhas, de santos, teatralizam o corpo destes no espaço e no tempo pela performance e e) nessa cultura de tradição vocal, os conhecimentos são verbalizados e atualizados, a partir das histórias de vida de cada indivíduo e das referências e proximidades ao cotidiano da vida humana |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-22T10:23:25Z |
|
dc.date.available |
2024-01-22 |
|
dc.date.available |
2024-01-22T10:23:25Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
História oral |
pt_BR |
dc.subject |
Cultos afro brasileiros |
pt_BR |
dc.subject |
Orixás |
pt_BR |
dc.subject |
Transmissão oral - práticas religiosas afro brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Pais de santo - práticas religiosas |
pt_BR |
dc.subject |
Mães de santo - práticas religiosas |
pt_BR |
dc.subject |
História da transmissão oral - práticas religiosas |
pt_BR |
dc.subject |
Narração - práticas religiosas |
pt_BR |
dc.subject |
Costumes afro brasileiros - transmissão oral |
pt_BR |
dc.subject |
Tradição discursiva dos orixás |
pt_BR |
dc.subject |
Transmissão visual - práticas religiosas afro brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura oral dos terreiros |
pt_BR |
dc.subject |
Tradição vocal |
pt_BR |
dc.subject |
Religiões afro brasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
pt_BR |
dc.subject |
Afro Brazilian cults |
pt_BR |
dc.subject |
Orishas |
pt_BR |
dc.subject |
Oral transmission - Afro-Brazilian religious practices |
pt_BR |
dc.subject |
Pais de santo - religious practices |
pt_BR |
dc.subject |
Saint mothers - religious practices |
pt_BR |
dc.subject |
History of oral transmission - religious practices |
pt_BR |
dc.subject |
Narration - religious practices |
pt_BR |
dc.subject |
Afro Brazilian customs - oral transmission |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive tradition of the orixás |
pt_BR |
dc.subject |
Visual transmission - Afro-Brazilian religious practices |
pt_BR |
dc.subject |
Oral culture of the terreiros |
pt_BR |
dc.subject |
Vocal tradition |
pt_BR |
dc.subject |
Afro Brazilian religions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Rafael José de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Oral history and tradition: orixás, children, vocality and body. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Rafael José de. História oral e tradição: orixás, filhos, vocalidade e corpo. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 271-280. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34030 |
pt_BR |