DSpace/Manakin Repository

Sala de aula, que espaço é esse? Narrativas de discentes de uma escola pública sobre cotidiano escolar.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Esta pesquisa se volta para as experiências e vivências dos indivíduos que participam e constroem o cotidiano escolar. Visa compreender e identificar as razões pelas quais alunos de uma escola da rede pública estadual da cidade de Aracaju, Sergipe, ausentam-se frequentemente da sala de aula, mas permanecem no espaço escolar. A ideia para o desenvolvimento dessa pesquisa surgiu a partir de observações diárias do cotidiano desses alunos durante o horário de aula. As observações só foram possíveis devido ao trabalho que exerço nessa instituição, fato que possibilitou uma maior aproximação com os estudantes e com suas rotinas. Nesta pesquisa, os olhares se voltam para os próprios sujeitos e algumas de suas percepções e experiências de vida, tanto no ambiente familiar quanto na escola. Para isso, a pesquisa valeu-se da história oral como instrumento metodológico tendo em vista que a mesma se ocupa em conhecer e aprofundar conhecimentos sobre determinada realidade, obtidos através de conversas e relatos orais que se constituem em significativos recursos para a elaboração de uma narrativa histórica (ANDRADE e STAMATTO, 2009; FAZENDA, 1995; MEIHY, 2007). A pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano de 2010 com alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental do turno matutino, em virtude de serem nestes níveis de ensino que foram identificados os maiores índices de baixa freqüência à sala de aula. Oito alunos foram entrevistados a fim de que pudessem ser ouvidos seus relatos sobre suas trajetórias de vida e escolar. Apesar de o centro de interesse se fixar nas concepções dos discentes, levou-se também em consideração os relatos de professores e membros da equipe diretiva, bem como análises de documentos como Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino. Em suas narrativas, os alunos apontam como uma das principais razões para as ausências às aulas o fato de considerarem a metodologia utilizada pela maioria dos docentes “chata”, repetitiva e pouco motivadora. Além disso, a trajetória de vida, a desestruturação familiar e a falta de estímulo para os estudos também influenciam nesse tipo de comportamento entre os discentes entrevistados. Os resultados e análises preliminares da pesquisa sinalizam a necessidade de um maior estreitamento na relação família/escola, bem como a necessidade de serem repensadas práticas docentes, a fim de que seja possibilitada a efetivação dos papéis da instituição escolar pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Sala de aula, que espaço é esse? Narrativas de discentes de uma escola pública sobre cotidiano escolar. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34036
dc.date.accessioned 2024-01-22T10:44:11Z
dc.date.available 2010-01-22
dc.date.available 2024-01-22T10:44:11Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar pt_BR
dc.subject Narrativa de discentes pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Etnografia escolar pt_BR
dc.subject Motivação discente pt_BR
dc.subject School daily life pt_BR
dc.subject Student narrative pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject School ethnography pt_BR
dc.subject Student motivation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CASADO, Priscila Brandão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Classroom, what space is this? Narratives of students at a public school about school life. pt_BR
dc.identifier.citation CASADO, Priscila Brandão. Sala de aula, que espaço é esse? Narrativas de discentes de uma escola pública sobre cotidiano escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 460-465. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34036 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta