dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, a partir da elaboração de um projeto cuja metodologia tomou como base a história oral com realização de entrevistas semi estruturadas. O projeto demonstrou a relevância da utilização da história oral na produção de fontes para pesquisas em história e também em áreas afins, bem como para o ensino de história. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2010 a qual teve como lócus a praça pública Diogo Jardim, na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Para tanto, elegemos, como sujeitos, moradores e ex-moradores do entorno da praça, constituída em sua maioria de migrantes, que afirmaram terem migrado em quatro décadas distintas: 50, 70, 80 e 90. Nesse sentido, nos limitamos a compreender a opinião dos moradores sobre o lugar, os fenômenos vivenciados nessa localidade. As experiências de vida e opiniões evidenciaram que o mesmo assume vários significados. Em determinados momentos, como antes das construções, as falas são carregadas de emoção, o lugar evoca lembranças boas, um espaço com muita vegetação e animais. Em outros momentos, após a construção da praça, ela é tida como um lugar do descaso, lugar de vandalismo, mas também de boas recordações, como: onde criaram os filhos, enfrentaram dificuldades e situações difíceis advindas de duas grandes enchentes (1980-1981 e 1992). Ao contrário desses antigos moradores, seus filhos diferem na forma de conceberem a praça, o que nos permite compreender que as vivências e experiências sociais são ressignificadas no tempo e na história dos indivíduos. A atividade nos fez compreender a importância da utilização da história oral no ensino de história, dentre outras possibilidades, esta proporciona o contato com grupos que muitas vezes tem a sua história esquecida. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-22T11:13:18Z |
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dc.date.available |
2024-01-22 |
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dc.date.available |
2024-01-22T11:13:18Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Memória e oralidade |
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dc.subject |
História oral |
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dc.subject |
Oralidade e História |
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dc.subject |
Ensino de História |
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dc.subject |
Praça Diogo Jardim - Miracema - TO |
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dc.subject |
Miracema - TO - Praça Diogo Jardim |
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dc.subject |
Ensino de História |
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dc.subject |
Memory and orality |
pt_BR |
dc.subject |
Oral history |
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dc.subject |
Orality and History |
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dc.subject |
Teaching History |
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dc.subject |
Diogo Jardim Square - Miracema - TO |
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dc.subject |
Miracema - TO - Praça Diogo Jardim |
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dc.subject |
Teaching History |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Aragoneide Martins. |
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dc.creator |
ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Memory and orality as an alternative for teaching History: the case of Diogo Jardim square in Miracema-TO. |
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dc.identifier.citation |
BARROS, Aragoneide Martins; ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 473-478. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 |
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