dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, a partir da elaboração de um projeto cuja metodologia tomou como base a história oral com realização de entrevistas semi estruturadas. O projeto demonstrou a relevância da utilização da história oral na produção de fontes para pesquisas em história e também em áreas afins, bem como para o ensino de história. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2010 a qual teve como lócus a praça pública Diogo Jardim, na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Para tanto, elegemos, como sujeitos, moradores e ex-moradores do entorno da praça, constituída em sua maioria de migrantes, que afirmaram terem migrado em quatro décadas distintas: 50, 70, 80 e 90. Nesse sentido, nos limitamos a compreender a opinião dos moradores sobre o lugar, os fenômenos vivenciados nessa localidade. As experiências de vida e opiniões evidenciaram que o mesmo assume vários significados. Em determinados momentos, como antes das construções, as falas são carregadas de emoção, o lugar evoca lembranças boas, um espaço com muita vegetação e animais. Em outros momentos, após a construção da praça, ela é tida como um lugar do descaso, lugar de vandalismo, mas também de boas recordações, como: onde criaram os filhos, enfrentaram dificuldades e situações difíceis advindas de duas grandes enchentes (1980-1981 e 1992). Ao contrário desses antigos moradores, seus filhos diferem na forma de conceberem a praça, o que nos permite compreender que as vivências e experiências sociais são ressignificadas no tempo e na história dos indivíduos. A atividade nos fez compreender a importância da utilização da história oral no ensino de história, dentre outras possibilidades, esta proporciona o contato com grupos que muitas vezes tem a sua história esquecida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 | |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T11:13:18Z | |
dc.date.available | 2024-01-22 | |
dc.date.available | 2024-01-22T11:13:18Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Memória e oralidade | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.subject | Oralidade e História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Praça Diogo Jardim - Miracema - TO | pt_BR |
dc.subject | Miracema - TO - Praça Diogo Jardim | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Memory and orality | pt_BR |
dc.subject | Oral history | pt_BR |
dc.subject | Orality and History | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Diogo Jardim Square - Miracema - TO | pt_BR |
dc.subject | Miracema - TO - Praça Diogo Jardim | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARROS, Aragoneide Martins. | |
dc.creator | ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Memory and orality as an alternative for teaching History: the case of Diogo Jardim square in Miracema-TO. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARROS, Aragoneide Martins; ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 473-478. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 | pt_BR |