DSpace/Manakin Repository

Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma atividade de pesquisa realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, a partir da elaboração de um projeto cuja metodologia tomou como base a história oral com realização de entrevistas semi estruturadas. O projeto demonstrou a relevância da utilização da história oral na produção de fontes para pesquisas em história e também em áreas afins, bem como para o ensino de história. A pesquisa foi realizada durante o primeiro semestre de 2010 a qual teve como lócus a praça pública Diogo Jardim, na cidade de Miracema do Tocantins/TO. Para tanto, elegemos, como sujeitos, moradores e ex-moradores do entorno da praça, constituída em sua maioria de migrantes, que afirmaram terem migrado em quatro décadas distintas: 50, 70, 80 e 90. Nesse sentido, nos limitamos a compreender a opinião dos moradores sobre o lugar, os fenômenos vivenciados nessa localidade. As experiências de vida e opiniões evidenciaram que o mesmo assume vários significados. Em determinados momentos, como antes das construções, as falas são carregadas de emoção, o lugar evoca lembranças boas, um espaço com muita vegetação e animais. Em outros momentos, após a construção da praça, ela é tida como um lugar do descaso, lugar de vandalismo, mas também de boas recordações, como: onde criaram os filhos, enfrentaram dificuldades e situações difíceis advindas de duas grandes enchentes (1980-1981 e 1992). Ao contrário desses antigos moradores, seus filhos diferem na forma de conceberem a praça, o que nos permite compreender que as vivências e experiências sociais são ressignificadas no tempo e na história dos indivíduos. A atividade nos fez compreender a importância da utilização da história oral no ensino de história, dentre outras possibilidades, esta proporciona o contato com grupos que muitas vezes tem a sua história esquecida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043
dc.date.accessioned 2024-01-22T11:13:18Z
dc.date.available 2024-01-22
dc.date.available 2024-01-22T11:13:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Memória e oralidade pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Oralidade e História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Praça Diogo Jardim - Miracema - TO pt_BR
dc.subject Miracema - TO - Praça Diogo Jardim pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Memory and orality pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Orality and History pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Diogo Jardim Square - Miracema - TO pt_BR
dc.subject Miracema - TO - Praça Diogo Jardim pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Aragoneide Martins.
dc.creator ARAÚJO, Rosemary Negreiros de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memory and orality as an alternative for teaching History: the case of Diogo Jardim square in Miracema-TO. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Aragoneide Martins; ARAÚJO, Rosemary Negreiros de. Memória e oralidade como alternativa para o ensino de História: o caso da praça Diogo Jardim em Miracema-TO. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 473-478. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34043 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta