DSpace/Manakin Repository

Vozes docentes: práticas pedagógicas e vida pessoal após a graduação de história do interior sergipano.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente estudo tem por objetivo apresentar alguns dos desdobramentos ocorridos nas práticas pedagógicas e na vida pessoal de professores egressos do curso de licenciatura em História, realizado no Projeto de Qualificação Docente (PQD), implementado em 1998 pela Universidade Federal de Sergipe, em parceira com a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, no Pólo Regional de Propriá. A utilização da metodologia da história oral teve importância significativa para a construção desta pesquisa por entendermos que este caminho metodológico nos possibilita dar voz àqueles que normalmente não a tem, ou seja, foram silenciados pela historiografia tradicional (GOODSON, 1995; JOUTARD, 2000; MEIHY, 2002; THOMSON, 2000). A ideia de assegurar que a voz dos docentes, seja ouvida, e compreendida, e que através destes depoimentos possam ser reveladas outras realidades ainda não investigadas, foi o principal fator que impulsionou a tentativa de reconstituir a leitura desse novo mundo, ou seja, do sujeito que atua no ensino de História no interior sergipano, fruto da formação do PQD da UFS. Através de relatos de história oral foram colhidos depoimentos de oito professores habilitados em História, egressos do PQD. Sempre à luz das narrativas dos docentes, foram apontados aspectos na vida pessoal relacionados ao PQD; as inovações das práticas pedagógicas desses sujeitos; suas novas propostas metodológicas; situações de aprendizagens e alguns novos anseios frente ao desafio da formação superior. Segundo as narrativas, a conclusão do curso de História proporcionou mudanças significativas em suas práticas pedagógicas e pessoais. No geral, antes da realização da graduação, os paradigmas pedagógicos dos professores entrevistados eram caracterizados pela valorização do ensino humanístico e da cultura geral, tendo a proposta metodológica marcas dos pressupostos da tendência tradicional. Concernente à vida pessoal, novos valores e concepções passaram a fazer parte dos seus cotidianos. Após a conclusão do curso superior, a organização do trabalho docente sofreu várias mudanças em face aos novos saberes adquiridos na academia, sobretudo na perspectiva de possibilitar aos alunos a construção de conhecimentos com maior grau de criticidade e consciência social. Para tal, as práticas docentes desses professores passaram a ter novos pressupostos teórico-metodológicos utilizados no cotidiano de suas ações pedagógicas, apesar das múltiplas limitações encontradas na instituição escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Vozes docentes: práticas pedagógicas e vida pessoal após a graduação de história do interior sergipano. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34046
dc.date.accessioned 2024-01-22T11:21:17Z
dc.date.available 2024-01-22
dc.date.available 2024-01-22T11:21:17Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Fonte oral pt_BR
dc.subject História oral pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Projeto de Qualificação Docente - UFS pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Depoimentos docentes pt_BR
dc.subject Graduação em história - EFS pt_BR
dc.subject Vida pessoal e prática pedagógica - Historia pt_BR
dc.subject Oral source pt_BR
dc.subject Oral history pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Teaching Qualification Project - UFS pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Teacher testimonials pt_BR
dc.subject History degree - EFS pt_BR
dc.subject Personal life and pedagogical practice - History pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Paulo Heimar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching voices: pedagogical practices and personal life after graduating in history from the interior of Sergipe. pt_BR
dc.identifier.citation SOUTO, Paulo Heimar. Vozes docentes: práticas pedagógicas e vida pessoal após a graduação de história do interior sergipano. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 03: História Oral, Memória e Ensino de História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 291-301. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34046 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta