DSpace/Manakin Repository

A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Para a sociedade atual, o uso das ferramentas tecnológicas tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado às práticas de letramento digital constitui uma condição recorrente às atividades diárias de sujeitos sociais, cujas ações estão permeadas pela utilização da tecnologia: de uma simples transação bancária ou do manejo de aparelhos móveis de telefonia à atividades mais particulares, como realizar pesquisas na Internet ou construir gráficos estatísticos através de recursos digitais. De modo geral, seja para a realização de atividades simples ou complexas, comuns ou específicas, a tecnologia funciona decisivamente e oferece aos sujeitos de uma sociedade como a nossa – globalizada – recursos que suprem necessidades usuais e de comunicação/interação. Assim, o presente trabalho objetiva responder ao seguinte questionamento: quais as práticas de leituras de jovens/adolescentes no uso da Internet como meio de busca de informação? Partimos da concepção de que no ciberespaço há a confluência de atividades modernas que satisfazem, com rapidez, a dinâmica das práticas comunicativo-comportamentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que, no cenário de ações educomunicativas, investiga o uso do jornalismo digital na escola, dentro de uma proposta pedagógica de leitura de textos jornalísticos e construção crítica de sentidos, o que justifica, a nosso ver, a relação produtiva da mídia nos processos educativos contemporâneos. Para tanto, do ponto de vista teórico, nos embasamos em contribuições de estudiosos como Coscarelli (2005), Ferrrari (2009), Lévy (1999), Lima e Nascimento (2010), Silva (2003), dentre outros. Os sujeitos envolvidos são alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados, obtidos da aplicação de um questionário sociocultural, embora que parciais, nos possibilitam afirmar que esses alunos, sujeitos escolares, assumem práticas de leituras na Web diversas, que versam do entretenimento (maioria dos alunos-informantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057
dc.date.accessioned 2024-01-22T18:14:15Z
dc.date.available 2024-01-22
dc.date.available 2024-01-22T18:14:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Busca de informação - WEB pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Pesquisa na internet pt_BR
dc.subject Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Leitura na WEB pt_BR
dc.subject Pesquisa escolar - internet pt_BR
dc.subject Information search - WEB pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Search on the Internet pt_BR
dc.subject Severino Cabral State School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Reading on the WEB pt_BR
dc.subject School research - internet pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator XAVIER, Manassés Morais.
dc.creator NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The search for information on the WEB: reading practices of high school students in digital environments. pt_BR
dc.identifier.citation XAVIER, Manassés Morais; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 480-491. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta