DSpace/Manakin Repository

A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente trabalho tem como objeto a educação de jovens e adultos em contextos de escolarização. Entendendo que nos espaços escolares existe uma diversidade de práticas pedagógicas em que os conhecimentos produzidos no cotidiano da sala de aula vão além do que é instituído ou prescrito pelos currículos, o foco deste estudo envolve pensar sobre a educação de jovens e adultos (EJA) no contexto escolar enquanto possibilidade constituinte de práticas educativas emancipatórias, tendo como lócus uma escola pública de Campina Grande/PB. Para tanto, tomo como referencial metodológico a pesquisa com os cotidianos e, tal qual instiga o “paradigma indiciário” de Ginzburg (1989), busco captar nas práticas pedagógicas, formas criativas e particulares, muitas vezes contraditórias, perspectivas e possibilidades de práticas educativas emancipatórias produzidas no cotidiano escolar de turmas de EJA. Tal estudo busca levar em conta questões como: Quais as especificidades da EJA? Que significados são atribuídos a EJA pelos sujeitos que fazem parte dessa modalidade educativa? Como os professores criam no cotidiano das suas práticas saberes para além do que é definido e prescrito pelo currículo oficial? Na reflexão sobre as possibilidades de práticas educativas emancipatórias no contexto escolar, busco dialogar com as idéias de Paulo Freire e de Boaventura de Sousa Santos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061
dc.date.accessioned 2024-01-22T19:53:52Z
dc.date.available 2024-01-22
dc.date.available 2024-01-22T19:53:52Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação emancipatória pt_BR
dc.subject Práticas educativas emancipatórias pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar pt_BR
dc.subject Paradigma indiciário - Ginzburg pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Emancipatory education pt_BR
dc.subject Emancipatory educational practices pt_BR
dc.subject School daily life pt_BR
dc.subject Evidence paradigm - Ginzburg pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VALE, Elizabete Carlos do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The education of young people and adults in schooling contexts and the possibilities of emancipatory educational practices. pt_BR
dc.identifier.citation VALE, Elizabete Carlos do. A educação de jovens e adultos nos contextos de escolarização e as possibilidades de práticas educativas emancipatórias. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 613-624. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34061 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta