dc.description.resumo |
Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-22T20:04:43Z |
|
dc.date.available |
2024-01-22 |
|
dc.date.available |
2024-01-22T20:04:43Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Fundação da Universidade Regional do Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação infantil - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar - infância |
pt_BR |
dc.subject |
Pré-escola |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do discurso - Foucault |
pt_BR |
dc.subject |
FURNE - Foundation of the Northeast Regional University |
pt_BR |
dc.subject |
Foundation of the Northeast Regional University |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
History of early childhood education - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
School education - childhood |
pt_BR |
dc.subject |
Pre school |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse analysis - Foucault |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Daniela Medeiros da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
FURNE cartographies - a school culture built for childhood. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063 |
pt_BR |