DSpace/Manakin Repository

Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar parte da minha pesquisa de mestrado onde analisei os discursos que constituíram as práticas educativas sob a infância, sob a cultura escolar das águas que instituíram a FURNE como saber acadêmico legitimado para desempenhar a função social de uma universidade na preparação de mão-de-obra especializada. Assim o Curso de Pedagogia ancorado no saber/fazer traz a tona o Projeto de Pré-Escola, pioneiro na cidade de Campina Grande-PB no ano de 1979, com o intuito de inventar um lugar para a infância por meio da educação escolar, como também constituir um espaço/lugar para a formação acadêmica em Pré-Escola. Para tanto, partimos para estudar o Currículo do Projeto de Pré-Escola procurando nas narrativas curriculares fazer uma reflexão sobre como fora elaborado e desenvolvido a constituição do saber/fazer a educação das crianças nos anos 1980, partindo do estudo dos planos de cursos das disciplinas obrigatórias da habilitação em Pré-Escola. Metodologicamente partimos de pesquisas de campo no Arquivo Geral da UEPB, buscando Atas de Reuniões, Portarias, Resoluções, o Projeto de Pré-Escola, Currículo, Planos de Cursos, entrevistas/depoimentos das professoras e os jornais que permitem analisar o ato de educar a infância institucionalizada pela FURNE. Tais análises ancoram-se na concepção de discurso enunciada em Michel Foucault por meio do estudo das regularidades e suas formações nos acompanham no exercício da análise discursiva. Com isso esse trabalho tem o intuito de trazer a tona a História da Educação Infantil na cidade de Campina Grande-PB com o propósito do saber/fazer no ato de educar a infância. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063
dc.date.accessioned 2024-01-22T20:04:43Z
dc.date.available 2024-01-22
dc.date.available 2024-01-22T20:04:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject FURNE - Fundação da Universidade Regional do Nordeste pt_BR
dc.subject Fundação da Universidade Regional do Nordeste pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject História da educação infantil - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Educação escolar - infância pt_BR
dc.subject Pré-escola pt_BR
dc.subject Análise do discurso - Foucault pt_BR
dc.subject FURNE - Foundation of the Northeast Regional University pt_BR
dc.subject Foundation of the Northeast Regional University pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject History of early childhood education - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject School education - childhood pt_BR
dc.subject Pre school pt_BR
dc.subject Discourse analysis - Foucault pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Daniela Medeiros da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative FURNE cartographies - a school culture built for childhood. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Daniela Medeiros da. Cartografias da FURNE - uma cultura escolar construída para a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 515-521. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34063 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta