DSpace/Manakin Repository

O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O livro didático e outros materiais de história tem ganhado espaço nas pesquisas e nos debates sobre História e ensino de História. Neste sentido, os livros e materiais didáticos de História da Paraíba são pensados enquanto um problema, na medida em que tal ensino ainda é incipiente nas escolas públicas e privadas de Campina Grande, sendo uma das principais reclamações dos(as) professores(as) do ensino médio da redes pública e privada de Campina Grande a insuficiência de livros e materiais de história da Paraíba com fins didáticos. É em virtude das preocupações que têm os professores de História do ensino fundamental e médio com a escassez ou desconhecimento de materiais e livros didáticos sobre História da Paraíba; da ascensão que teve os estudos de História local nas últimas décadas; da deficiente divulgação de materiais didáticos de História da Paraíba entre alunos e professores, mesmo que a maioria dos materiais conhecidos sejam publicados por órgãos públicos, e das muitas correntes teórico-metodológicas que nos possibilitam trabalhar e estudar História, e ainda como pensar o livro de História enquanto um objeto das políticas da Educação que o projeto de pesquisa aqui presente se ocupa. Tendo como norte da pesquisa as falas de professores entrevistados acerca de sua prática com esse manual didático, além da bibliografia utilizada para a pesquisa, o presente trabalho assume o desafio de levantar considerações acerca do uso que dos livros didáticos de História da Paraíba em nossa cidade, tanto por professores da rede pública quanto da rede particular de ensino, refletir acerca do papel do livro didático enquanto instrumento didático em aulas de História, refletir sobre o papel que o livro didático representa nas políticas educacionais, repensando assim nossa prática escolar e podendo perceber que, embora não seja uma tarefa simples, é possível ao professor transformar este desafio em aulas de História da Paraíba cada vez menos lacunares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071
dc.date.accessioned 2024-01-23T10:16:14Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T10:16:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da Paraíba - livro didático pt_BR
dc.subject Livro didático de História da Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino de História da Paraíba pt_BR
dc.subject History of Paraíba - textbook pt_BR
dc.subject Teaching History of Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Hilmara Xavier.
dc.creator GOMES, Cristina Conserva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The History of Paraíba textbook: a multifaceted instrument for education and a challenge for educators. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Hilmara Xavier; GOMES, Cristina Conserva. O livro didático de História da Paraíba: instrumento de múltiplas faces para a educação e de desafio para os educadores. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 522-530. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34071 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta