Repositorio Dspace/Manakin

Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Praticamente todos os livros didáticos de história apresentam uma seção de exercícios. Exercício, atividade, dever, tarefa, trabalho, questionário, inúmeras são as formas de se referir a este elemento. Se observado a partir de sua materialidade favorece a percepção dos conteúdos ensinados, as capacidades e habilidades a serem desenvolvidas, as formas de avaliar e fixar o conteúdo, exercitar a compreensão, aprofundar o entendimento do assunto, orientar pesquisas, promover momentos de socialização, etc. Nesse sentido os exercícios se constituem em estratégias de ensino e aprendizagem, avaliação e socialização caracterizando-se, desse modo, como um aspecto pedagógico do livro didático e como um dos elementos da cultura escolar. Eles tanto fazem parte dos métodos de ensino e aprendizagem quanto dos processos avaliativos. Sendo assim, estão articulados ao conceito de aprendizagem subjacente às práticas educacionais, o qual pode estar ligado desde a práticas de memorização e repetição a procedimentos mais complexos de aprendizagem. O conjunto de exercícios/atividades presentes nos livros didáticos são os indícios do que o aluno deve aprender e como deve aprender. Sendo assim, o livro didático não é apenas um livro elaborado para expor os conteúdos de determinada disciplina, é também, um livro pedagógico, que expõe concepções de aprendizagem e metodologias de ensino. Neste trabalho apresentamos a análise realizada sobre os exercícios da coleção de livros didáticos “História e Vida”, voltada para as séries/anos finais do ensino fundamental, de autoria de Claudino Piletti e Nelson Piletti, em duas edições, um dos anos de 1990 e outra dos anos 2000. Os objetivos principais são: identificar a quantidade de exercícios por capítulo/unidade, as ações propostas para os alunos (competências que devem ser desenvolvidas), o objeto utilizado para a realização do exercício, os agentes envolvidos na execução e o tipo de conteúdo abordado. (Cf. FREITAS:2009). Este estudo faz parte do projeto “mudanças e permanências nos exercícios dos livros didáticos de história: as teorias da aprendizagem e suas abordagens” desenvolvido no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe sob a orientação do professor Itamar Freitas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34072
dc.date.accessioned 2024-01-23T10:18:57Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T10:18:57Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - livro didático de História pt_BR
dc.subject Exercícios - livros didáticos de História pt_BR
dc.subject Análise de livros didáticos pt_BR
dc.subject Coleção de livros didáticos História e Vida pt_BR
dc.subject History textbooks pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Elementary education - History textbook pt_BR
dc.subject Exercises - History textbooks pt_BR
dc.subject Textbook analysis pt_BR
dc.subject History and Life textbook collection pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Ana Maria Garcia.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Exercises in elementary school History textbooks: an analysis of editions. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Ana Maria Garcia. Os exercícios nos livros didáticos de História do ensino fundamental: uma análise de edições. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 635-644. ISSN: 2179 2011. Disponível em: pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta