dc.description.resumo |
Os discursos sobre a infância constituem-se no foco deste ensaio, o qual encerra dois eixos de análise: a educação e a infância e sua constituição desde a modernidade como categoria social. O estudo entrecruza-se com outros temários e áreas de estudos como a Sociologia e as ferramentas teórico-metodológicas dos Estudos Culturais, principalmente àquelas pensadas por Michael Foucault, de modo geral, mas, sobretudo suas noções sobre poder-saber e a invenção do sujeito na modernidade, foco das nossas teorizações. Tendo em vista o objetivo geral do presente estudo, nossa investigação terá como ferramenta metodológica a pesquisa de documentos sobre educação infantil na Paraíba, que atravessam o tempo histórico da República até as três primeiras décadas do século XIX, sobretudo manuais escolares, boletins de educação, jornais, revistas de educação, entre outros tipos de fontes. O tema da investigação liga-se à emergência dos saberes modernos, sobretudo, para o que interessa nesse momento, à emergência dos saberes das ciências humanas, a qual relaciona-se com a entrada em cena da população como alvo de intervenção da governamentalidade estatal, a especialização dos saberes e a emergência dos especialistas, momento de invenção da infância como categoria social, objeto de interesse das ciências “autorizadas” a falar sobre a criança. As mudanças operadas em relação ao governo da infância vão sendo subjetivadas e produzidas em discurso, definindo as novas identidades que emergem a partir daí. Processo que no Brasil é intensificado nas primeiras três décadas da República, quando a autonomia constitucional dos Estados possibilita e incentiva as políticas de instrução e educação, sob a crença inabalável no poder modelador da educação e da escola. O percurso metodológico toma como foco a infância, e a analítica de Foucault, através das estratégias metodológicas da arqueologia e da genealogia, para fazermos a leitura dos enunciados presentes nos documentos a serem utilizados na pesquisa. Seguindo essa estratégia teórico-metodológica nossa problematização temática traz como perspectiva de análise alguns pontos fundamentais de pesquisa: os saberes sobre a criança presentes nos manuais de educação, os chamados “livros de leitura”, os boletins, os discursos dos jornais e que se constituem em fragmentos das preocupações, e também das demandas seculares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-23T10:34:03Z |
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dc.date.available |
2024-01-23 |
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dc.date.available |
2024-01-23T10:34:03Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Infância escolar |
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dc.subject |
Discursos sobre a infância |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação infantil - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Invenção da infância |
pt_BR |
dc.subject |
School childhood |
pt_BR |
dc.subject |
Speeches about childhood |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural studies |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology |
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dc.subject |
Early childhood education - Paraíba |
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dc.subject |
History of early childhood education - Paraíba |
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dc.subject |
Childhood invention |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega. |
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dc.creator |
CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
School childhood in Paraíba: republican ideology and the discourse on childhood. |
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dc.identifier.citation |
QUEIROGA, Maria do Socorro de Nóbrega; CARNEIRO, Luciana Priscila Santos. Infância escolar na Paraíba: o ideário republicano e o discurso sobre a infância. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 580-591. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34073 |
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