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Manuais didáticos de História da Paraíba e o período holandês.

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dc.description.resumo Nesta comunicação procuraremos entender como as idéias de Maximiano Lopes Machado e de Irineu Ferreira Pinto foram apropriadas e divulgadas pelo saber histórico escolar, principalmente através da historiografia didática produzida na década de 1970, sobre a qual nos deteremos mais adiante. Nossos estudos indicam que as narrativas de ambos constituíram-se, até recentemente, como as idéias-força dessa historiografia sobre a história da Paraíba dos períodos colonial e imperial, incluindo o chamado período holandês. Trata-se de construções que, presentes em diferentes espaços de produção e difusão do saber histórico (notadamente, nos livros didáticos e no ensino de história nas escolas, mas também na propaganda oficial e nos meios de comunicação), colaboraram profundamente para a constituição de uma consolidada cultura histórica local acerca daquele período. Também, segundo esta perspectiva, analisamos dois livros didáticos, dos primeiros escritos sobre a história da Paraíba com essa finalidade. São eles: História da Paraíba: período colonial e Brasil Reino [1971, 1972 e 1974], de Carmem Coêlho de Miranda Freire e Pequena História da Paraíba [1975] de Vilma dos Santos Cardoso Monteiro. As suas autoras, além de serem professoras de História, também eram, tal como Maximiano Machado e Irineu Pinto, vinculadas, como sócias efetivas, a um Instituto Histórico, no caso de ambas, o Paraibano. As obras foram escritas, e este é outro importante laço que as une, na mesma década, os anos 1970, marcada pelas reformas educacionais do regime militar que se instalara no Brasil em 1964 e que, entre outras medidas, definira um novo lugar para o ensino de História. Compreendemos que entender esses processos de institucionalização, no nosso caso, o do saber histórico elaborado e disseminado através de autores vinculados aos Institutos Históricos, inclusive através de livros didáticos, é uma das tarefas da história cultural. Tal como Chartier entendemos que ela “tem por principal objeto identificar o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é construída, pensada, dada a ler”. E, como estaremos dialogando com autores que tiveram vínculos com tais institutos, e neste capítulo em especial com autoras de livros didáticos, e tendo em vista que o norte das suas idéias e práticas veio do IHGB, fazer tais articulações é tarefa fundamental. Compreendemos, assim como estes autores, a importância dos livros didáticos e procuraremos demonstrar como, nos casos que estudamos, eles têm sido veículos importantes de uma determinada cultura histórica, aquela produzida no seio dos Institutos Históricos, que se tornou hegemônica na sociedade paraibana desde as obras de Maximiano Machado e Irineu Ferreira Pinto, produzidas entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Cultura histórica essa marcada por pressupostos que as autoras dos livros didáticos que analisamos se encarregaram de reproduzir, especialmente quanto ao tratamento dado ao período holandês. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Manuais didáticos de História da Paraíba e o período holandês. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34074
dc.date.accessioned 2024-01-23T10:39:14Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T10:39:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da Paraíba pt_BR
dc.subject Brasil colônia pt_BR
dc.subject Domínio holandês - Paraíba pt_BR
dc.subject Holandeses na Paraíba - história pt_BR
dc.subject Manuais didáticos de História da Paraíba pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Historiografia didática 1970 pt_BR
dc.subject Período holandês - História da Paraíba pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Maximiano Machado - História da Paraíba pt_BR
dc.subject Irineu Ferreira Pinto - História da Paraíba pt_BR
dc.subject History of Paraíba pt_BR
dc.subject Colonial Brazil pt_BR
dc.subject Dutch rule - Paraíba pt_BR
dc.subject Dutch in Paraíba - history pt_BR
dc.subject History of Paraíba teaching manuals pt_BR
dc.subject History textbook pt_BR
dc.subject Didactic historiography 1970 pt_BR
dc.subject Dutch period - History of Paraíba pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject Maximiano Machado - History of Paraíba pt_BR
dc.subject Irineu Ferreira Pinto - History of Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENESES, Hérick Dayann Morais de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Community movement in Campina Grande: trajectory and memory of the Campinas union of social teams (1950/1970) pt_BR
dc.identifier.citation MENESES, Hérick Dayann Morais de. Manuais didáticos de História da Paraíba e o período holandês. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 563-579. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34074 pt_BR


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