dc.description.resumo |
Os Regulamentos Gerais da Instrução são documentos oficiais apresentados pelo corpo administrativo da instrução na província paraibana para regular e normatizar não só a estrutura física e material dos locais de aula, como é o caso da mobília e da própria sala, mas também para regular e normatizar os sujeitos da educação, dentre os quais destaco os professores e os alunos. A disciplina e a punição são elementos de controle apontados pelos Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba que serão utilizados no trabalho a que se pretende como o principal corpus documental. O objetivo é efetivar um estudo comparativo entre os Regulamentos Gerais de 1849, que se divide em duas partes a de 15 e 20 de janeiro e o de 1860, apontando as suas semelhanças e diferenças quanto às regras de conduta e as posturas adequadas para professores e alunos. Por meio dos rastros e dos indícios deixados pelas fontes, seguiremos procurando alguns elementos das práticas instrucionais, mesmo assim o sabendo que estaremos lidando com prescrições de práticas. As concepções teórico-metodológicas da Nova História Cultural nos servirão de base para a leitura e interpretação da documentação. Esse trabalho é parte integrante das pesquisas direcionadas para a elaboração de uma dissertação de mestrado, que se encontra em andamento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Meios de governar, formas de disciplinar: um estudo comparativo dos Regulamentos Gerais da Instrução Paraibana de 1849-1860. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34075 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-23T10:42:54Z |
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dc.date.available |
2024-01-23 |
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dc.date.available |
2024-01-23T10:42:54Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Regulamentos Gerais da Instrução Paraibana |
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dc.subject |
História da educação paraibana |
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dc.subject |
Educação na paraíba - século XIX |
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dc.subject |
Nova História Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina |
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dc.subject |
Regras de conduta - professores |
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dc.subject |
Documentos normativos - educação |
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dc.subject |
General Regulations of the Paraibana Instruction |
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dc.subject |
History of education in Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Education in Paraíba - 19th century |
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dc.subject |
New Cultural History |
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dc.subject |
Discipline |
pt_BR |
dc.subject |
Rules of conduct - teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Normative documents - education |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MIRANDA, Itacyara Viana. |
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dc.creator |
CURY, Cláudia Engler. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Means of governing, ways of disciplining: a comparative study of the General Regulations of the Paraíba Instruction of 1849-1860. |
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dc.identifier.citation |
MIRANDA, Itacyara Viana; CURY, Cláudia Engler. Meios de governar, formas de disciplinar: um estudo comparativo dos regulamentos gerais da instrução paraibana de 1849-1860. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 645-654. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34075 |
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