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As irmandades de negros da Paraíba: uma temática para a construção de um currículo multiculturalmente orientado.

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dc.description.resumo A escola e o currículo têm um papel fundamental no processo de edificação da identidade, tanto na perspectiva individual quanto na cultural. No atual contexto histórico permeado por identidades “supérfluas”, nunca foi tão crucial (aqui entendido como: fundamental para a existência, para o destino de algo, alguém ou um grupo) que a escola constitua-se em espaço de divulgação da história e da memória dos grupos étnicos e, por conseguinte, atuem no reforço e na manutenção da identidade dos mesmos. Dessa forma, discutir manifestações culturais que expressem a cultura de uma dada comunidade, sejam estas inclusive de caráter religioso, é de fundamental importância para a formação das identidades, visto contribuir para as singularidades e as características dos diversos elementos (etnias) que conformaram a nossa sociedade. As irmandades de negros, surgidas entre os séculos XVI e XVII no Brasil – dependendo da região – eram organizações de caráter religioso (a princípio) que tinham por objetivo reunir a grande massa de negros africanos e seus descendentes, tornaram-se uma das principais responsáveis pela organização das festas religiosas e, posteriormente, dos cortejos, de modo que contribuíam para apregoar os elementos sagrados e as tradições da religiosidade africana e afrobrasileira. No caso do estado da Paraíba, em suas diversas microrregiões, encontramos registros da presença de irmandades de negros (na sua maioria ligadas a imagem de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito), a exemplo dos municípios de Santa Luzia, Pombal e Areia. Em alguns desses, os encontros, as festas e os rituais ainda permanecem em uso, mesmo que não possuam mais o mesmo teor do passado. A proposta dessa comunicação é apresentar algumas das irmandades de negros da Paraíba, mostrando que estas podem ser em tema para discutir a educação, o patrimônio e a identidade negra no pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title As irmandades de negros da Paraíba: uma temática para a construção de um currículo multiculturalmente orientado. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34078
dc.date.accessioned 2024-01-23T12:32:54Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T12:32:54Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Irmandades de negros - Paraíba pt_BR
dc.subject Currículo multicultural pt_BR
dc.subject Grupos étnicos pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject Religiosidade africana pt_BR
dc.subject Religiosidade afro brasileira pt_BR
dc.subject Rituais - irmandade de negros pt_BR
dc.subject Identidade negra pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Negros na Paraíba - irmandades pt_BR
dc.subject Black brotherhoods - Paraíba pt_BR
dc.subject Multicultural curriculum pt_BR
dc.subject Ethnic groups pt_BR
dc.subject Identities pt_BR
dc.subject African religiosity pt_BR
dc.subject Afro Brazilian religiosity pt_BR
dc.subject Rituals - black brotherhood pt_BR
dc.subject Black identity pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Blacks in Paraíba - brotherhoods pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NEPOMUCENO, Cristiane Maria.
dc.creator PIMENTA, Carla Liege Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The black brotherhoods of Paraíba: a theme for the construction of a multiculturally oriented curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation NEPOMUCENO, Cristiane Maria; PIMENTA, Carla Liege Rodrigues. As irmandades de negros da Paraíba: uma temática para a construção de um currículo multiculturalmente orientado. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 756-764. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34078 pt_BR


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