dc.description.resumo |
Na sociedade brasileira do início do século XXI, o preconceito etnicorracial apresenta-
se como um dos grandes desafios a serem enfrentados pela população negra; que, em sua
maioria, sofre literalmente na pele os efeitos da desigualdade social e da má distribuição de
renda existente no país. Neste sentido, abordar a história do povo negro e de seu continente se
torna um grande desafio para a atual geração de historiadores, sobretudo considerando que
tradicionalmente a historiografia priorizou enfoques sobre a história da população negra que
valorizava a ótica do branco colonizador, através de representações eurocêntricas.
Partindo do pressuposto da necessidade em discutir as questões étnicas, pois além de
sermos tributários de uma cultura européia somos também tributários de várias culturas
africanas, desejamos nesse estudo verificar os discursos em torno do continente africano e a
repercussão destes na construção dos espaços de sociabilidades dos afro-brasileiros na
transição do século XIX para o século XX. É através dessa análise que verificaremos o
contexto de inferioridade e de exclusão que foi direcionado aos negros, assim também como
ao continente africano. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-23T12:44:06Z |
|
dc.date.available |
2024-01-23 |
|
dc.date.available |
2024-01-23T12:44:06Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos da África |
pt_BR |
dc.subject |
África |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-brasileiros - espaços de sociabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
População negra no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Mestiçagem - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Negritude |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching History |
pt_BR |
dc.subject |
African Studies |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilians - spaces for sociability |
pt_BR |
dc.subject |
Black population in Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Miscegenation - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Blackness |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Germana Guimarães. |
|
dc.creator |
ROCHA, Solange Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Misconceptions about the study of Africa and the sociability spaces of Afro-Brazilians: a proposal for teaching History. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Germana Guimarães; ROCHA, Solange Pereira da. Equívocos sobre o estudo da África e dos espaços de sociabilidades dos Afro-Brasileiros: uma proposta de ensino de História. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 735-746. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34080 |
pt_BR |