DSpace/Manakin Repository

Dossiê de pesquisas em ensino de química sobre as dificuldades no ensino médio, na plataforma google acadêmico.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane Da Silva. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, V. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee1ID LAYS OLIVEIRA DOS SANTOS, VANESSA. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 pt_BR
dc.contributor.referee2 CASADO, Wellison Gomes.
dc.contributor.referee2ID CASADO, W. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 pt_BR
dc.description.resumo As disciplinas de exata no ensino médio, em específico de química são apontadas como muito abstratas e com linguagens muito técnicas e que podem dificultar a associação do cotidiano com os conteúdos abordados em sala de aula. Neste trabalho buscou-se identificar as principais dificuldades dos alunos no aprendizado de química no ensino médio, e os fatores que influenciam nesse processo de ensino e aprendizagem. Assim a pesquisa será realizada através de uma análise de artigos do Google acadêmico no intervalo de 2013-2023. O presente estudo fundamentou-se em um método de pesquisa quantitativo, qualitativo e bibliográfico. Buscamos grupos de pesquisas e artigos que apontaram algumas das variáveis que possam influenciar nesse processo tão complexo. A base matemática, o desenvolvimento de novas metodologias e a falta de infraestrutura foram alguns dos fatores que foram apontados como entraves no ensino de química. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química pt_BR
dc.title Dossiê de pesquisas em ensino de química sobre as dificuldades no ensino médio, na plataforma google acadêmico. pt_BR
dc.date.issued 2023-11-07
dc.description.abstract Exact science subjects in high school, specifically chemistry, are seen as very abstract and with very technical languages that can make it difficult to associate everyday life with the content covered in the classroom. This work sought to identify the main difficulties faced by students in learning chemistry in high school, and the factors that influence this teaching and learning process. Therefore, the research will be carried out through an analysis of articles from Google Scholar in the period 2013-2023. The present study was based on a quantitative, qualitative and bibliographic research method. We will look for research groups and articles that point out the variables that could influence this complex process. We hope to dialogue, reflect, problematize and outline an overview of the main difficulties encountered by high school students in the chemistry discipline, and also base future research that points to the solution of these problems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34081
dc.date.accessioned 2024-01-23T13:55:48Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T13:55:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Química - ensino pt_BR
dc.subject Google acadêmico pt_BR
dc.subject Química - ensino médio pt_BR
dc.subject Química - formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino de química - pesquisas - ensino médio pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Chemistry - teaching pt_BR
dc.subject Google Scholar pt_BR
dc.subject Chemistry - high school pt_BR
dc.subject Chemistry - teacher training pt_BR
dc.subject Teaching chemistry - research - high school pt_BR
dc.subject Enseñanza de química pt_BR
dc.subject Química - docencia pt_BR
dc.subject Química - escuela secundaria pt_BR
dc.subject Química - formación del profesorado pt_BR
dc.subject Enseñanza química - investigación - secundaria pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Isadora Shirley de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dossier of research in chemistry teaching on the difficulties in high school, on the Google Scholar platform. pt_BR
dc.title.alternative Dossier de investigación en enseñanza de la química sobre las dificultades en secundaria, en la plataforma Google Scholar. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Isadora Shirley de Oliveira. Dossiê de pesquisas em ensino de química sobre as dificuldades no ensino médio, na plataforma google acadêmico. 2023. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Las materias exactas en la escuela secundaria, específicamente química, se destacan como muy abstractos y con lenguajes muy técnicos que pueden dificultar la asociación de los vida diaria con los contenidos tratados en el aula. En este trabajo buscamos identificar las principales dificultades de los estudiantes en el aprendizaje de la química en la enseñanza medio, y los factores que influyen en este proceso de enseñanza y aprendizaje. Entonces el La investigación se realizará a través de un análisis de artículos de Google Scholar en el rango 2013-2023. El presente estudio se basó en un método de investigación cuantitativos, cualitativos y bibliográficos. Buscamos grupos de investigación y artículos que Señaló algunas de las variables que podrían influir en este complejo proceso. A base matemática, el desarrollo de nuevas metodologías y la falta de infraestructura Estos fueron algunos de los factores que se destacaron como obstáculos para la enseñanza de la química. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta