dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, Glageane da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane Da Silva. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Vanessa Lays Oliveira dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, V. L. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
LAYS OLIVEIRA DOS SANTOS, VANESSA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3743479382957575 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CASADO, Wellison Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CASADO, W. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As disciplinas de exata no ensino médio, em específico de química são apontadas como
muito abstratas e com linguagens muito técnicas e que podem dificultar a associação do
cotidiano com os conteúdos abordados em sala de aula. Neste trabalho buscou-se
identificar as principais dificuldades dos alunos no aprendizado de química no ensino
médio, e os fatores que influenciam nesse processo de ensino e aprendizagem. Assim a
pesquisa será realizada através de uma análise de artigos do Google acadêmico no
intervalo de 2013-2023. O presente estudo fundamentou-se em um método de pesquisa
quantitativo, qualitativo e bibliográfico. Buscamos grupos de pesquisas e artigos que
apontaram algumas das variáveis que possam influenciar nesse processo tão complexo. A
base matemática, o desenvolvimento de novas metodologias e a falta de infraestrutura
foram alguns dos fatores que foram apontados como entraves no ensino de química. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química |
pt_BR |
dc.title |
Dossiê de pesquisas em ensino de química sobre as dificuldades no ensino médio, na plataforma google acadêmico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-11-07 |
|
dc.description.abstract |
Exact science subjects in high school, specifically chemistry, are seen as very abstract and
with very technical languages that can make it difficult to associate everyday life with the
content covered in the classroom. This work sought to identify the main difficulties faced
by students in learning chemistry in high school, and the factors that influence this
teaching and learning process. Therefore, the research will be carried out through an
analysis of articles from Google Scholar in the period 2013-2023. The present study was
based on a quantitative, qualitative and bibliographic research method. We will look for
research groups and articles that point out the variables that could influence this complex
process. We hope to dialogue, reflect, problematize and outline an overview of the main
difficulties encountered by high school students in the chemistry discipline, and also base
future research that points to the solution of these problems. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34081 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-23T13:55:48Z |
|
dc.date.available |
2024-01-23 |
|
dc.date.available |
2024-01-23T13:55:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Google acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Química - formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química - pesquisas - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Google Scholar |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry - research - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - docencia |
pt_BR |
dc.subject |
Química - escuela secundaria |
pt_BR |
dc.subject |
Química - formación del profesorado |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza química - investigación - secundaria |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Isadora Shirley de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dossier of research in chemistry teaching on the difficulties in high school, on the Google Scholar platform. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dossier de investigación en enseñanza de la química sobre las dificultades en secundaria, en la plataforma Google Scholar. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Isadora Shirley de Oliveira. Dossiê de pesquisas em ensino de química sobre as dificuldades no
ensino médio, na plataforma google acadêmico. 2023. 33 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34081 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las materias exactas en la escuela secundaria, específicamente química, se destacan como
muy abstractos y con lenguajes muy técnicos que pueden dificultar la asociación de los
vida diaria con los contenidos tratados en el aula. En este trabajo buscamos
identificar las principales dificultades de los estudiantes en el aprendizaje de la química en la enseñanza
medio, y los factores que influyen en este proceso de enseñanza y aprendizaje. Entonces el
La investigación se realizará a través de un análisis de artículos de Google Scholar en el
rango 2013-2023. El presente estudio se basó en un método de investigación
cuantitativos, cualitativos y bibliográficos. Buscamos grupos de investigación y artículos que
Señaló algunas de las variables que podrían influir en este complejo proceso. A
base matemática, el desarrollo de nuevas metodologías y la falta de infraestructura
Estos fueron algunos de los factores que se destacaron como obstáculos para la enseñanza de la química. |
pt_BR |