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Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas.

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dc.description.resumo A nova sociedade brasileira, desde a década de 80, vem passando por diversas transformações. Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. Buscamos também identificar as contribuições que resultaram na formulação da teoria da mestiçagem, assim como os preconceitos, anteriormente a essa lei eram recorrentes no livro didático, considerando que foi marcante e incontestável o comprometimento de intelectuais negros, assim como do Movimento Negro com a problemática racial. Ressaltamos que no período assinalado, tal problemática constituiu um tema central de discussão, não só no campo político como também no social e intelectual brasileiro. Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085
dc.date.accessioned 2024-01-23T18:37:46Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T18:37:46Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Territórios remanescentes quilombolas pt_BR
dc.subject Educação quilombola pt_BR
dc.subject Escolas quilombolas pt_BR
dc.subject Povos tradicionais pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Comunidades negras rurais pt_BR
dc.subject Educação rural quilombola pt_BR
dc.subject Comunidades remanescentes quilombolas pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola do Grilo - PB pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PB pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola Caiana dos Matias - PB pt_BR
dc.subject Caiana dos Matias - comunidade quilombola - PB pt_BR
dc.subject Caiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PB pt_BR
dc.subject Grilo - comunidade quilombola - PB pt_BR
dc.subject Lei 10.639 de 2003 pt_BR
dc.subject Teoria da mestiçagem - Brasil pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Cultura patrimonial afro-brasileira pt_BR
dc.subject Educação patrimonial afro-brasileira pt_BR
dc.subject Cosmovisão africana pt_BR
dc.subject Quilombola remaining territories pt_BR
dc.subject Quilombola education pt_BR
dc.subject Quilombola schools pt_BR
dc.subject Traditional people pt_BR
dc.subject Rural Black Communities pt_BR
dc.subject Quilombola rural education pt_BR
dc.subject Remaining quilombola communities pt_BR
dc.subject Quilombola do Grilo Community - PB pt_BR
dc.subject Caiana dos Crioulos Quilombola Community - PB pt_BR
dc.subject Caiana dos Matias Quilombola Community - PB pt_BR
dc.subject Caiana dos Matias - quilombola community - PB pt_BR
dc.subject Caiana dos Crioulos - quilombola community - PB pt_BR
dc.subject Grilo - quilombola community - PB pt_BR
dc.subject Law 10,639 of 2003 pt_BR
dc.subject Miscegenation theory - Brazil pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject African worldview pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian heritage culture pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian heritage education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Maria Lindací.
dc.creator CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa.
dc.creator ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative In the territories of quilombola remnants, networks that weave cultural citizenship: challenges and advances in education in quilombola schools. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Maria Lindací; CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 694-702. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 pt_BR


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