dc.description.resumo |
A nova sociedade brasileira, desde a década de 80, vem passando por diversas transformações. Entre elas estão à ascensão de novos atores sociais na cena política nacional, entre os quais se destacam os negros e os indígenas. Nesse sentido, um dos campos de estudo que tem sido revisitado, diz respeito às comunidades negras rurais identificadas como sendo constituídas por remanescentes quilombolas (FONSECA, 2000).A proposta deste texto é de dar continuidade a uma pesquisa que já estamos desenvolvendo em três comunidades remanescentes de quilombos: Grilo, Caiana dos Crioulos e Caiana dos Matias, na Paraíba. O segmento atual dessa pesquisa, busca examinar particularmente quais são as táticas e ou estratégias, assim como a forma de apropriação dos professores para colocar em prática, o que reza a lei 10.639/2003 que trata da obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira no ensino. Buscamos também identificar as contribuições que resultaram na formulação da teoria da mestiçagem, assim como os preconceitos, anteriormente a essa lei eram recorrentes no livro didático, considerando que foi marcante e incontestável o comprometimento de intelectuais negros, assim como do Movimento Negro com a problemática racial. Ressaltamos que no período assinalado, tal problemática constituiu um tema central de discussão, não só no campo político como também no social e intelectual brasileiro. Coerentemente com suas reivindicações e propostas históricas, as campanhas empreendidas pelo Movimento Negro tem possibilitado ao Estado brasileiro formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro-brasileira, no sentido de valorizar sua Historia e cultura ( CAVALLEIRO, 2006 ).Em relação às práticas escolares, constata-se a quase inexistência de conteúdos tratando da cultura afro-brasileira, especialmente no que se refere à cosmovisão africana como: cultos, rezadeiras, práticas terapêuticas de cura, mitos, e práticas cotidianas das mulheres negras idosas. Sendo assim, a proposta sustenta-se na promoção de cursos estabelecendo uma rede de saberes entre a comunidade e a academia com o intuito de contribuir para recriar no presente, uma cultura patrimonial afro-brasileira, que está sendo trabalhada em uma escola quilombola, numa proposta intergeracional - jovem e idoso - no sentido de valorizar as tradições culturais típicas de cada comunidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-23T18:37:46Z |
|
dc.date.available |
2024-01-23 |
|
dc.date.available |
2024-01-23T18:37:46Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Territórios remanescentes quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Povos tradicionais |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades negras rurais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação rural quilombola |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidades remanescentes quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola do Grilo - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Caiana dos Crioulos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola Caiana dos Matias - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Caiana dos Matias - comunidade quilombola - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Caiana dos Crioulos - comunidade quilombola - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Grilo - comunidade quilombola - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639 de 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da mestiçagem - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura patrimonial afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Educação patrimonial afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cosmovisão africana |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola remaining territories |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola schools |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional people |
pt_BR |
dc.subject |
Rural Black Communities |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola rural education |
pt_BR |
dc.subject |
Remaining quilombola communities |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola do Grilo Community - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Caiana dos Crioulos Quilombola Community - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Caiana dos Matias Quilombola Community - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Caiana dos Matias - quilombola community - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Caiana dos Crioulos - quilombola community - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Grilo - quilombola community - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10,639 of 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Miscegenation theory - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
African worldview |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian heritage culture |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian heritage education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Maria Lindací. |
|
dc.creator |
CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
In the territories of quilombola remnants, networks that weave cultural citizenship: challenges and advances in education in quilombola schools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Maria Lindací; CARNEIRO, Maria Aparecida Barbosa; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nos territórios de remanescentes quilombolas, redes que tecem a cidadania cultural: desafios e avanços da educação em escolas quilombolas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 694-702. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34085 |
pt_BR |