dc.description.resumo |
Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira? |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-23T18:44:54Z |
|
dc.date.available |
2024-01-23 |
|
dc.date.available |
2024-01-23T18:44:54Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar - cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639 de 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Conteúdos de cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
História e cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
School curriculum - Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10,639 of 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian culture content |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian history and culture |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CHAGAS, Waldeci Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Perspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 |
pt_BR |