DSpace/Manakin Repository

Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Desde 2003 as escolas públicas e particulares da educação básica estão obrigadas a inserirem no currículo escolar os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos seus currículos. Essa medida apesar de se constituir um avanço político, sobretudo, no que diz respeito à compreensão do pensamento e formação da sociedade e cultura brasileira, uma vez que rompe com a tradição eurocêntrica de história e cultura, se constituiu um desafio para a maioria dos (as) professores (as) que não se sentem à vontade para discutir tal temática na sala de aula; muitos preferem ignorá-la ou alegam não estarem preparados para tal exercício ao invés de enfrentar os reais problemas que os impedem de tratar tais conteúdos. Nesta perspectiva, o nosso propósito neste trabalho é discutir as perspectivas e os desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas da rede pública municipal da cidade de Alagoa Grande – PB, visto que essa rede de ensino desde fevereiro de 2010 vem oferecendo aos seus docentes um curso de capacitação na área de história e cultura afro-brasileira, na perspectiva de que eles (as) insiram tais conteúdos no currículo escolar, conforme determina a lei 10.639/003. Todavia o oferta de um curso por parte do gestor não é a garantia de que tais conteúdos sejam inseridos no currículo escolar, uma vez que inseri-los incide sobre o universo cultural da escola e, sobretudo a subjetividade do (a) professor (a). Além dessas questões, quais são os outros problemas que impedem professores (as) nas suas práticas cotidianas em sala de aula de ensinar a história e a cultura afro-brasileira? pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087
dc.date.accessioned 2024-01-23T18:44:54Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T18:44:54Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Currículo escolar - cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Lei 10.639 de 2003 pt_BR
dc.subject Conteúdos de cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject História e cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Ensino de cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject School curriculum - Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.subject Law 10,639 of 2003 pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture content pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian history and culture pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Teaching Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CHAGAS, Waldeci Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perspectives and challenges in implementing Afro-Brazilian history and culture content in the school curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation CHAGAS, Waldeci Ferreira. Perspectivas e desafios na implementação dos conteúdos de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 674-684. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34087 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta