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Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios.

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dc.description.resumo Neste artigo Neste artigo destaco a história do movimento social de negros/as que demonstra como nosso povo não ficou passivo diante das atrocidades sofridas. A organização e luta dos negros são provas de uma rede de indisciplina, permeada de astúcia e resistência, cujas táticas dos praticantes (CERTEAU, 2007) resultaram na libertação de muitos escravos, na formação dos quilombos, no combate ao racismo e nas conquistas de direitos e políticas de ações afirmativas. Essa pesquisa bibliográfica faz parte de minha pesquisa para doutoramento, em processo, na qual discuto sobre a questão da etnicidade afrobrasileira no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. A preocupação daí decorrente volta-se para a formação inicial de professores/as, sobretudo quando se discute a história do povo negro no país para que se combata o racismo velado. Com esse foco, analiso os nossos cotidianos de formação e os estereótipos que se tecem nas redes de relações e conhecimentos, nos livros didáticos, na mídia e no imaginário das pessoas. A articulação dos movimentos culminou com a conquista da lei 10.639 de março de 2003, que altera a lei 9.394/96 (LDB) para sua implementação e institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Essa lei é fruto da organização e luta dos movimentos, mas sua existência não garante as mudanças na escola. Na verdade, é preciso que a luta continue agora no sentido de favorecer sua real implementação. No curso de formação de professores/as é urgente que esses conteúdos sejam aprofundados permitindo um sentimento de orgulho de nossa ancestralidade africana, resignificando o que é ser negro no Brasil. Os professores e professoras precisam conhecer a história do povo negro, sua cultura e de que modo está presente a força, o jeito e a sensibilidade desta população na constituição do povo brasileiro. Para aqueles/as que já atuam na escola será necessário oferecer cursos de formação continuada, e para quem está nos cursos de formação docente é preciso que os diversos componentes curriculares reelaborem a abordagem dos seus conteúdos, a fim de que estes não mais excluam a história e a cultura afrobrasileira. É necessário transpor o mito de uma nação uniforme e homogênea, ainda vigente na literatura escolar, que costuma apresentar o povo negro como uma etnia que deu uma “contribuição” para o país, quando, na verdade, esse povo, juntamente com outras etnias, construiu essa nação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088
dc.date.accessioned 2024-01-23T19:04:51Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T19:04:51Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Movimentos sociais de negros pt_BR
dc.subject Negros - movimentos sociais pt_BR
dc.subject Negritude pt_BR
dc.subject Etnicidade afrobrasileira pt_BR
dc.subject Curso de Pedagogia - UEPB pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject História do povo negro - Brasil pt_BR
dc.subject Livros didáticos - História pt_BR
dc.subject Estereótipos - negros pt_BR
dc.subject Ensino de História da África pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Lei 10.639 de 2003 ensino de História da África pt_BR
dc.subject Formação docente - educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Cultura afrobrasileira pt_BR
dc.subject Black social movements pt_BR
dc.subject Blacks - social movements pt_BR
dc.subject Blackness pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian ethnicity pt_BR
dc.subject Pedagogy Course - UEPB pt_BR
dc.subject Teaching History pt_BR
dc.subject History of black people - Brazil pt_BR
dc.subject Textbooks - History pt_BR
dc.subject Stereotypes - black people pt_BR
dc.subject Teaching African History pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Law 10,639 of 2003 teaching African History pt_BR
dc.subject Teacher training - ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Margareth Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black social movements in Brazil: history, achievements and challenges. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Margareth Maria de. Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 685-693. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088 pt_BR


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