dc.description.resumo |
Neste artigo Neste artigo destaco a história do movimento social de negros/as que demonstra como nosso povo não ficou passivo diante das atrocidades sofridas. A organização e luta dos negros são provas de uma rede de indisciplina, permeada de astúcia e resistência, cujas táticas dos praticantes (CERTEAU, 2007) resultaram na libertação de muitos escravos, na formação dos quilombos, no combate ao racismo e nas conquistas de direitos e políticas de ações afirmativas. Essa pesquisa bibliográfica faz parte de minha pesquisa para doutoramento, em processo, na qual discuto sobre a questão da etnicidade afrobrasileira no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual da Paraíba. A preocupação daí decorrente volta-se para a formação inicial de professores/as, sobretudo quando se discute a história do povo negro no país para que se combata o racismo velado. Com esse foco, analiso os nossos cotidianos de formação e os estereótipos que se tecem nas redes de relações e conhecimentos, nos livros didáticos, na mídia e no imaginário das pessoas. A articulação dos movimentos culminou com a conquista da lei 10.639 de março de 2003, que altera a lei 9.394/96 (LDB) para sua implementação e institui a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Essa lei é fruto da organização e luta dos movimentos, mas sua existência não garante as mudanças na escola. Na verdade, é preciso que a luta continue agora no sentido de favorecer sua real implementação. No curso de formação de professores/as é urgente que esses conteúdos sejam aprofundados permitindo um sentimento de orgulho de nossa ancestralidade africana, resignificando o que é ser negro no Brasil. Os professores e professoras precisam conhecer a história do povo negro, sua cultura e de que modo está presente a força, o jeito e a sensibilidade desta população na constituição do povo brasileiro. Para aqueles/as que já atuam na escola será necessário oferecer cursos de formação continuada, e para quem está nos cursos de formação docente é preciso que os diversos componentes curriculares reelaborem a abordagem dos seus conteúdos, a fim de que estes não mais excluam a história e a cultura afrobrasileira. É necessário transpor o mito de uma nação uniforme e homogênea, ainda vigente na literatura escolar, que costuma apresentar o povo negro como uma etnia que deu uma “contribuição” para o país, quando, na verdade, esse povo, juntamente com outras etnias, construiu essa nação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-23T19:04:51Z |
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dc.date.available |
2024-01-23 |
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dc.date.available |
2024-01-23T19:04:51Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Movimentos sociais de negros |
pt_BR |
dc.subject |
Negros - movimentos sociais |
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dc.subject |
Negritude |
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dc.subject |
Etnicidade afrobrasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Pedagogia - UEPB |
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dc.subject |
Ensino de História |
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dc.subject |
História do povo negro - Brasil |
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dc.subject |
Livros didáticos - História |
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dc.subject |
Estereótipos - negros |
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dc.subject |
Ensino de História da África |
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dc.subject |
Educação étnico-racial |
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dc.subject |
Lei 10.639 de 2003 ensino de História da África |
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dc.subject |
Formação docente - educação étnico-racial |
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dc.subject |
Cultura afrobrasileira |
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dc.subject |
Black social movements |
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dc.subject |
Blacks - social movements |
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dc.subject |
Blackness |
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dc.subject |
Afro-Brazilian ethnicity |
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dc.subject |
Pedagogy Course - UEPB |
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dc.subject |
Teaching History |
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dc.subject |
History of black people - Brazil |
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dc.subject |
Textbooks - History |
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dc.subject |
Stereotypes - black people |
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dc.subject |
Teaching African History |
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dc.subject |
Ethnic-racial education |
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dc.subject |
Law 10,639 of 2003 teaching African History |
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dc.subject |
Teacher training - ethnic-racial education |
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dc.subject |
Afro-Brazilian culture |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
MELO, Margareth Maria de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Black social movements in Brazil: history, achievements and challenges. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Margareth Maria de. Movimentos sociais de negros/as no Brasil: história, conquistas e desafios. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 685-693. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34088 |
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