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Uma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar.

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dc.description.resumo As práticas educativas que pretendem ser iguais para todos na escola acabam sendo as mais discriminatórias. Essa afirmação pode parecer contraditória, mas, dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da homogeneização em detrimento do reconhecimento das diferenças. Ao identificarmos o conceito e o processo da Educação no contexto das coletividades e pessoas negras e suas relações com os espaços sociais, torna-se imperativo o debate da Educação a serviço da diversidade, tendo como grande desafio a afirmação e a revitalização da auto-imagem do povo negro. O processo de Educação, como sabemos, ocorre a todo tempo e se aplica nos mais variados espaços. A Educação apresenta-se, portanto, como um caminho fértil para a reprodução dos valores sociais e civilizatórios das várias nações africanas raptadas para o Brasil e de seus descendentes. Nessa pesquisa, iremos contextualizar toda a situação dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Mostraremos como o negro chegou ao Brasil, sua trajetória de vida (como escravo), seu sofrimento, os maus tratos a que era submetido, sem poder reivindicar nenhuma melhoria, etc.. Veremos a luta incessante desse povo para alcançar a liberdade tão almejada e o descaso com que eles eram tratados após algumas leis que os beneficiavam. Uma vez que, continuaram a buscar meios para sua sobrevivência, pois não lhes foram dadas oportunidades para viverem enquanto cidadãos. Situação esta, infelizmente, não muito diferente no que acontece nos dias de hoje, onde os negros sempre foram e ainda são, por parte de algumas pessoas, vistos como indivíduos incapazes, sobrando aos mesmos apenas empregos de menos importância na sociedade, mesmo tendo em nosso país negros que já ocupam posição de destaque. Mostraremos também neste trabalho o teor da Lei 10639/03 e a importância de sua implantação nos currículos das instituições escolares a fim de colaborarmos para criação de um ambiente que propicie o respeito às diferenças e a valorização da diversidade, da história e da cultura negra com a devida dignidade que merecem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Uma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34089
dc.date.accessioned 2024-01-23T19:05:40Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T19:05:40Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Lei 10.639 de 2003 pt_BR
dc.subject Afrobrasileiros pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Imagem do povo negro pt_BR
dc.subject Afrodescendentes na sociedade brasileira pt_BR
dc.subject História do negro no Brasil pt_BR
dc.subject Currículo - lei 10.639 de 2003 pt_BR
dc.subject Cultura negra pt_BR
dc.subject Diversidade e educação pt_BR
dc.subject Law 10,639 of 2003 pt_BR
dc.subject Afro-Brazilians pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Image of black people pt_BR
dc.subject Afro-descendants in Brazilian society pt_BR
dc.subject History of black people in Brazil pt_BR
dc.subject CV - law 10,639 of 2003 pt_BR
dc.subject black culture pt_BR
dc.subject Diversity and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ana Fábia Bento dos.
dc.creator CORLETT, Carlos Kleber Sobral.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A brief historical contextualization of the experience of Afro-Brazilians in Brazilian society and the importance of implementing LAW 10.639/03 in the school institution. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Fábia Bento dos; CORLETT, Carlos Kleber Sobral. Uma breve contextualização histórica da vivência dos Afro-Brasileiros na sociedade brasileira e a importância da implantação da LEI 10.639/03 na instituição escolar. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 665-673. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34089 pt_BR


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