DSpace/Manakin Repository

O texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As práticas culturais dos afrobrasileiros sempre foram percebidas com um olhar pejorativo e como fruto de um desequilíbrio social, contribuindo para reprodução da cultura eurocêntrica no Brasil. Este estudo pretende fazer uma análise de temas que tratam das questões etnicorraciais na escola, a partir do livro didático de História que faz uso do texto literário para tratar de questões referentes ao afrobrasileiro. Lançaremos nosso olhar sobre três textos literários (O garimpeiro Isidoro, Cancioneiro da Inconfidência e Negrinha), postos nos livros didáticos das 6ª e 7ª séries, da coleção História em documento: imagem e texto (RODRIGUE, 2006), tentando entender, em caráter externo ao texto literário, como a autora trabalha a idéia de inclusão do afrobrasileiro a partir destes textos literários em consonância com a Lei nº 10.639/03 e o PNLD e, em caráter interno, como e porque tais textos tratam do afrobrasileiro. Estes textos contribuem para a inclusão da História dos afrobrasileiros no currículo oficial, considerando a escassez de fontes sobre os negros que trazem uma visão diferente daquelas das elites brancas, estampadas em fontes oficiais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title O texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34090
dc.date.accessioned 2024-01-23T19:09:30Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T19:09:30Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Políticas públicas de inclusão pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject História dos afrobrasileiros pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Práticas culturais afrobrasileiras pt_BR
dc.subject Questões etnicorraciais pt_BR
dc.subject Educação étnicorracial pt_BR
dc.subject Inclusão do afrobrasileiro pt_BR
dc.subject Lei 10.639 de 2003 pt_BR
dc.subject Livro didático de História pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático pt_BR
dc.subject Currículo - cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Public inclusion policies pt_BR
dc.subject History textbook pt_BR
dc.subject History of Afro-Brazilians pt_BR
dc.subject Literary text pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian cultural practices pt_BR
dc.subject Ethnic-racial issues pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Inclusion of Afro-Brazilian pt_BR
dc.subject Law 10,639 of 2003 pt_BR
dc.subject History textbook pt_BR
dc.subject National Textbook Program pt_BR
dc.subject Curriculum - Afro-Brazilian culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Paulo de Oliveira.
dc.creator WANDERLEY, Alba Cleide Calado.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The literary text and the history of Afro-Brazilians: a look at the textbook and public inclusion policies. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Paulo de Oliveira; WANDERLEY, Alba Cleide Calado. O texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 773-778. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34090 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta