dc.description.resumo |
As práticas culturais dos afrobrasileiros sempre foram percebidas com um olhar pejorativo e como fruto de um desequilíbrio social, contribuindo para reprodução da cultura eurocêntrica no Brasil. Este estudo pretende fazer uma análise de temas que tratam das questões etnicorraciais na escola, a partir do livro didático de História que faz uso do texto literário para tratar de questões referentes ao afrobrasileiro. Lançaremos nosso olhar sobre três textos literários (O garimpeiro Isidoro, Cancioneiro da Inconfidência e Negrinha), postos nos livros didáticos das 6ª e 7ª séries, da coleção História em documento: imagem e texto (RODRIGUE, 2006), tentando entender, em caráter externo ao texto literário, como a autora trabalha a idéia de inclusão do afrobrasileiro a partir destes textos literários em consonância com a Lei nº 10.639/03 e o PNLD e, em caráter interno, como e porque tais textos tratam do afrobrasileiro. Estes textos contribuem para a inclusão da História dos afrobrasileiros no currículo oficial, considerando a escassez de fontes sobre os negros que trazem uma visão diferente daquelas das elites brancas, estampadas em fontes oficiais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
O texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34090 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-23T19:09:30Z |
|
dc.date.available |
2024-01-23 |
|
dc.date.available |
2024-01-23T19:09:30Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas de inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
História dos afrobrasileiros |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas culturais afrobrasileiras |
pt_BR |
dc.subject |
Questões etnicorraciais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação étnicorracial |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão do afrobrasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Lei 10.639 de 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de História |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo - cultura afro-brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Public inclusion policies |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook |
pt_BR |
dc.subject |
History of Afro-Brazilians |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text |
pt_BR |
dc.subject |
Afro-Brazilian cultural practices |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial issues |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion of Afro-Brazilian |
pt_BR |
dc.subject |
Law 10,639 of 2003 |
pt_BR |
dc.subject |
History textbook |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum - Afro-Brazilian culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Paulo de Oliveira. |
|
dc.creator |
WANDERLEY, Alba Cleide Calado. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The literary text and the history of Afro-Brazilians: a look at the textbook and public inclusion policies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Paulo de Oliveira; WANDERLEY, Alba Cleide Calado. O texto literário e a história dos Afro-Brasileiros: um olhar sobre o livro didático e as políticas públicas de inclusão. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 773-778. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34090 |
pt_BR |