dc.description.resumo |
Este artigo tem por objetivo apresentar como a discussão racial esteve presente ante os debates implementados pelos intelectuais brasileiros em torno da problemática da construção do ideal de nação, tendo em vista que em finais do século XIX e principio do século XX tínhamos no Brasil uma preocupação em teorizar e construir uma identificação com a nossa “brasilidade”, ou seja, um ideal de nação, com a construção de elementos que envolvessem de maneira positiva os personagens situados nesse contexto peculiar; ao mesmo tempo que também sinaliza como as idéias difundidas pelos intelectuais de instituições brasileiras da época através de periódicos como as Revistas das Faculdades de Direito de Recife e de São Paulo cumpriram a função de divulgar e legitimar uma suposta superioridade racial, na qual os negros eram tipificados como personagens que carregavam intrinsecamente características que conduziriam o país a figurar nos cenários externos enquanto sinônimo de atraso. Tendo como pressupostos as teorias raciológicas européias de bases sobretudo evolucionistas, essa ciência produzida no interior das instituições e veiculada pelos periódicos das mesmas, dessa maneira, se tornariam um conhecimento legitimado. Nesse percurso, a mestiçagem surgiria como peculiaridade do “ser brasileiro” numa expressão dual que ao mesmo tempo em que assinalava nossa identidade, era vista sob a preocupação intencional de uma “mistura de raças” que mais tarde dirigiria o processo de embranquecimento da população brasileira, que supostamente dentro dessa compreensão estaria viabilizando uma modernização para o país nos padrões europeus, o que acarretaria portanto uma marginalidade daqueles que remetessem ao atraso pelo critério da cor, lógica que também iria perpassar e influenciar a visão de uma educação a ser construída, sendo os negros assim excluídos inclusive, dos processos educativos formais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Os negros fora de lugar: a construção da nação e a educação no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34091 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-23T19:12:02Z |
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dc.date.available |
2024-01-23 |
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dc.date.available |
2024-01-23T19:12:02Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Mestiçagem |
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dc.subject |
Negro na formação do Brasil |
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dc.subject |
Superioridade racial |
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dc.subject |
Revista da Faculdade de Direito de Recife |
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dc.subject |
Revista da Faculdade de Direito de São Paulo |
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dc.subject |
Racismo |
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dc.subject |
Negros e educação - Brasil |
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dc.subject |
Construção do ideal de nação - Brasil |
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dc.subject |
Miscegenation |
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dc.subject |
Black people in the formation of Brazil |
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dc.subject |
Racial superiority |
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dc.subject |
Magazine of the Faculty of Law of Recife |
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dc.subject |
Magazine of the Faculty of Law of São Paulo |
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dc.subject |
Racism |
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dc.subject |
Blacks and education - Brazil |
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dc.subject |
Construction of the ideal of nation - Brazil |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Black people out of place: nation building and education in Brazil. |
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dc.identifier.citation |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. Os negros fora de lugar: a construção da nação e a educação no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 05: Ensino de História, Diversidade e Cultura Patrimonial Afro-Brasileira. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 725-734. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34091 |
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