DSpace/Manakin Repository

Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8528140400999331 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Kiara Tatianny Santos da Costa. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.referee2ID J. D. Dantas. pt_BR
dc.contributor.referee2ID DANTAS, J.D. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee3 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.referee3ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.referee3ID DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA. pt_BR
dc.contributor.referee3ID PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho monográfico teve por objetivo refletir sobre a formação pedagógica na licenciatura em Física no CES-UFCG, campus Cuité, a partir do olhar sob a organização curricular no Projeto Pedagógico de Curso e a articulação entre conhecimentos específicos e pedagógicos na formação de professores em física, construindo sinalizações críticas acerca dos modelos formativos que se amparam numa racionalidade técnica, prática e/ou crítica. Tomamos como referência teórica os trabalhos e ideias de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre outros estudiosos que embasam essa temática. Esta pesquisa se constitui como de natureza exploratória e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados é realizada com base na técnica de análise de conteúdo categorial temática de Bardin, a qual está dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento. Conclui-se que o projeto pedagógico do curso de licenciatura em física, visto sob o ângulo das categorias definidas como Desenho Curricular da Formação e Formação Pedagógica, sinalizam a tentativa e as dificuldades de ruptura das segmentações entre formação comum e específica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2023-12-31
dc.description.abstract This monographic work aimed to reflect on pedagogical training in the Physics teaching program at CES-UFCG, Cuité campus, focusing on the analysis of the curriculum organization within the Pedagogical Course Project and the integration of specific and pedagogical knowledge in the teacher training in Physics, constructing critical insights regarding formative models based on technical, practical, and/or critical rationality. The theoretical framework for this research draws from the works and ideas of Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé (1998), Marcelo (1999), and other scholars who underpin this theme. This study is of an exploratory and documentary nature with a qualitative approach. Data analysis is conducted using Bardin's thematic content analysis technique, which consists of three stages: pre-analysis, material exploration, and treatment. It is concluded that the pedagogical project for the physics degree course, when viewed from the perspective of the defined categories of "Curriculum Design for Training" and "Pedagogical Training," indicates attempts and challenges in breaking down the divisions between common and specific training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092
dc.date.accessioned 2024-01-23T19:24:21Z
dc.date.available 2024-01-23
dc.date.available 2024-01-23T19:24:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Fomação de professores pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Formação docente - Física - licenciatura pt_BR
dc.subject Física - licenciatura - Cuité-PB pt_BR
dc.subject Física - licenciatura - CES-UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher training - Physics - degree pt_BR
dc.subject Physics - degree - Cuité-PB pt_BR
dc.subject Physics - degree - CES-UFCG pt_BR
dc.subject Formación docente pt_BR
dc.subject Formación docente - Física - Licenciatura pt_BR
dc.subject Física - grado - CES-UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Laura Dantas da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training: a look at the degree course curriculum in Physics at CES-UFCG. pt_BR
dc.title.alternative Formación docente: una mirada al currículum de la carrera en Física en el CES-UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Laura Dantas da. Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. 2023. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo monográfico tuvo como objetivo reflexionar sobre la formación pedagógica. Licenciatura en Física en el CES-UFCG, campus Cuité, desde la perspectiva de organización curricular en el Proyecto Pedagógico del Curso y la articulación entre conocimientos específicos y pedagógicos en la formación docente en física, construyendo señales críticas sobre los modelos de entrenamiento que se se sustentan en una racionalidad técnica, práctica y/o crítica. tomamos como referente teórico las obras e ideas de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball (2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre otros estudiosos que apoyan este tema. Esta investigación es de naturaleza exploratorio y documental, con un enfoque cualitativo. El análisis de datos es realizado con base en la técnica de análisis de contenido categórico temático de Bardin, que se divide en tres etapas: preanálisis, exploración del material y tratamiento. Se concluye que el proyecto pedagógico de la carrera de grado en física, vista desde el ángulo de las categorías definidas como Diseño Curricular de Capacitación y Formación Pedagógica, señalan el intento y las dificultades de ruptura de segmentaciones entre formación común y específica. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta