dc.creator.ID |
SILVA, M. L. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8528140400999331 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS DA COSTA, NAYARA TATIANNA. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Kiara Tatianny Santos da Costa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Joseclécio Dutra. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, J. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
J. D. Dantas. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, J.D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.contributor.referee3ID |
ATAÍDE, J. S. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI PEREIRA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
PEREIRA DE ATAÍDE, JAIR STEFANINI. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico teve por objetivo refletir sobre a formação pedagógica
na licenciatura em Física no CES-UFCG, campus Cuité, a partir do olhar sob a
organização curricular no Projeto Pedagógico de Curso e a articulação entre
conhecimentos específicos e pedagógicos na formação de professores em
física, construindo sinalizações críticas acerca dos modelos formativos que se
amparam numa racionalidade técnica, prática e/ou crítica. Tomamos como
referência teórica os trabalhos e ideias de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball
(2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre outros estudiosos
que embasam essa temática. Esta pesquisa se constitui como de natureza
exploratória e documental, de abordagem qualitativa. A análise de dados é
realizada com base na técnica de análise de conteúdo categorial temática de
Bardin, a qual está dividida em três etapas: pré-análise, exploração do material
e tratamento. Conclui-se que o projeto pedagógico do curso de licenciatura em
física, visto sob o ângulo das categorias definidas como Desenho Curricular da
Formação e Formação Pedagógica, sinalizam a tentativa e as dificuldades de
ruptura das segmentações entre formação comum e específica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Física |
pt_BR |
dc.title |
Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura em Física no CES-UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-12-31 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work aimed to reflect on pedagogical training in the Physics
teaching program at CES-UFCG, Cuité campus, focusing on the analysis of the
curriculum organization within the Pedagogical Course Project and the
integration of specific and pedagogical knowledge in the teacher training in
Physics, constructing critical insights regarding formative models based on
technical, practical, and/or critical rationality. The theoretical framework for this
research draws from the works and ideas of Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball
(2010), Freire (2013), Santomé (1998), Marcelo (1999), and other scholars who
underpin this theme. This study is of an exploratory and documentary nature with
a qualitative approach. Data analysis is conducted using Bardin's thematic
content analysis technique, which consists of three stages: pre-analysis, material
exploration, and treatment. It is concluded that the pedagogical project for the
physics degree course, when viewed from the perspective of the defined
categories of "Curriculum Design for Training" and "Pedagogical Training,"
indicates attempts and challenges in breaking down the divisions between
common and specific training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34092 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-23T19:24:21Z |
|
dc.date.available |
2024-01-23 |
|
dc.date.available |
2024-01-23T19:24:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fomação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Física - licenciatura |
pt_BR |
dc.subject |
Física - licenciatura - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Física - licenciatura - CES-UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Physics - degree |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - degree - Cuité-PB |
pt_BR |
dc.subject |
Physics - degree - CES-UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente - Física - Licenciatura |
pt_BR |
dc.subject |
Física - grado - CES-UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Laura Dantas da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher training: a look at the degree course curriculum in Physics at CES-UFCG. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formación docente: una mirada al currículum de la carrera en Física en el CES-UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Laura Dantas da. Formação docente: um olhar sobre o currículo do curso de licenciatura
em Física no CES-UFCG. 2023. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo monográfico tuvo como objetivo reflexionar sobre la formación pedagógica.
Licenciatura en Física en el CES-UFCG, campus Cuité, desde la perspectiva de
organización curricular en el Proyecto Pedagógico del Curso y la articulación entre
conocimientos específicos y pedagógicos en la formación docente en
física, construyendo señales críticas sobre los modelos de entrenamiento que se
se sustentan en una racionalidad técnica, práctica y/o crítica. tomamos como
referente teórico las obras e ideas de Imbernón (2010), Nóvoa (2017), Ball
(2010), Freire (2013), Santomé, 1998), Marcelo (1999), entre otros estudiosos
que apoyan este tema. Esta investigación es de naturaleza
exploratorio y documental, con un enfoque cualitativo. El análisis de datos es
realizado con base en la técnica de análisis de contenido categórico temático de
Bardin, que se divide en tres etapas: preanálisis, exploración del material
y tratamiento. Se concluye que el proyecto pedagógico de la carrera de grado en
física, vista desde el ángulo de las categorías definidas como Diseño Curricular de
Capacitación y Formación Pedagógica, señalan el intento y las dificultades de
ruptura de segmentaciones entre formación común y específica. |
pt_BR |