dc.description.resumo |
A epístola teve predominância no século XVIII, quando foi possível verificar que tal gênero proporcionava a valorização da experiência individual, igualmente oferecia uma escrita privilegiada das atitudes e representação do sujeito. A historiografia tem considerado, tradicionalmente, a epístola como documento, servindo para comprovar algum acontecimento, fato ou algo que foi dito. Indo além do interesse documental, os estudos sobre a epístola têm se constituído como objeto e fonte de pesquisa com interesse histórico, cultural, literário, educacional, sociológico e antropológico, possibilitando ao pesquisador tratar tanto do seu conteúdo quanto da sua forma. Para tanto, este trabalho tem o objetivo tornar visível o modo de dizer e de educar através das epístolas portuguesas Da Educação: Cartas dirigidas a uma senhora encarregadas da insituição de uma jovem princesa (1829), Almeida Garret e Código do Bom-Tom, ou, Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX (1845), português José Ignácio Roquette. Tais epístolas divulgaram ideias, conceitos e formas a respeito do modo de ser e de viver da época no século XIX para uma diminuta elite, formada pela comunidade letrada, que, dada a sua histórica condição, detinha o controle absoluto de uma cultura erudita. O estudo sobre os epistolares portugueses no Brasil, no século XIX, possibilitará percebê-los como instrumentos para educar e civilizar, inserindo-os junto aos tratados formulados sobre a temática, aos livros de leitura e outros documentos que abordam o modo de educar no Império. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.initials |
UFCG |
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dc.subject.cnpq |
História. |
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dc.citation.issue |
2 |
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dc.title |
Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093 |
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dc.date.accessioned |
2024-01-24T10:18:14Z |
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dc.date.available |
2024-01-24 |
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dc.date.available |
2024-01-24T10:18:14Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
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dc.subject |
Epístolas portuguesas no Brasil - século XIX |
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dc.subject |
Epistolografia e História |
pt_BR |
dc.subject |
Cartas portuguesas e História |
pt_BR |
dc.subject |
Epistolares portugueses no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Modo de educar - Brasil império |
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dc.subject |
Bem viver |
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dc.subject |
Etiqueta |
pt_BR |
dc.subject |
Código do bom tom - epístolas portuguesas |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese epistles in Brazil - 19th century |
pt_BR |
dc.subject |
Epistolography and History |
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dc.subject |
Portuguese Letters and History |
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dc.subject |
Portuguese epistolaries in Brazil |
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dc.subject |
Way of educating - Brazil empire |
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dc.subject |
Good living |
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dc.subject |
Tag |
pt_BR |
dc.subject |
Code of good tone - Portuguese epistles |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
SENA, Fabiana. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
A way of saying, a way of educating: the Portuguese epistles of the 19th century in Brazil. |
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dc.identifier.citation |
SENA, Fabiana. Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 819-828. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093 |
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