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Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil.

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dc.description.resumo A epístola teve predominância no século XVIII, quando foi possível verificar que tal gênero proporcionava a valorização da experiência individual, igualmente oferecia uma escrita privilegiada das atitudes e representação do sujeito. A historiografia tem considerado, tradicionalmente, a epístola como documento, servindo para comprovar algum acontecimento, fato ou algo que foi dito. Indo além do interesse documental, os estudos sobre a epístola têm se constituído como objeto e fonte de pesquisa com interesse histórico, cultural, literário, educacional, sociológico e antropológico, possibilitando ao pesquisador tratar tanto do seu conteúdo quanto da sua forma. Para tanto, este trabalho tem o objetivo tornar visível o modo de dizer e de educar através das epístolas portuguesas Da Educação: Cartas dirigidas a uma senhora encarregadas da insituição de uma jovem princesa (1829), Almeida Garret e Código do Bom-Tom, ou, Regras da Civilidade e de Bem Viver no Século XIX (1845), português José Ignácio Roquette. Tais epístolas divulgaram ideias, conceitos e formas a respeito do modo de ser e de viver da época no século XIX para uma diminuta elite, formada pela comunidade letrada, que, dada a sua histórica condição, detinha o controle absoluto de uma cultura erudita. O estudo sobre os epistolares portugueses no Brasil, no século XIX, possibilitará percebê-los como instrumentos para educar e civilizar, inserindo-os junto aos tratados formulados sobre a temática, aos livros de leitura e outros documentos que abordam o modo de educar no Império. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093
dc.date.accessioned 2024-01-24T10:18:14Z
dc.date.available 2024-01-24
dc.date.available 2024-01-24T10:18:14Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Epístolas portuguesas no Brasil - século XIX pt_BR
dc.subject Epistolografia e História pt_BR
dc.subject Cartas portuguesas e História pt_BR
dc.subject Epistolares portugueses no Brasil pt_BR
dc.subject Modo de educar - Brasil império pt_BR
dc.subject Bem viver pt_BR
dc.subject Etiqueta pt_BR
dc.subject Código do bom tom - epístolas portuguesas pt_BR
dc.subject Portuguese epistles in Brazil - 19th century pt_BR
dc.subject Epistolography and History pt_BR
dc.subject Portuguese Letters and History pt_BR
dc.subject Portuguese epistolaries in Brazil pt_BR
dc.subject Way of educating - Brazil empire pt_BR
dc.subject Good living pt_BR
dc.subject Tag pt_BR
dc.subject Code of good tone - Portuguese epistles pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SENA, Fabiana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A way of saying, a way of educating: the Portuguese epistles of the 19th century in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation SENA, Fabiana. Um modo de dizer, um modo de educar: as epístolas portuguesas do século XIX no Brasil. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 819-828. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34093 pt_BR


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