DSpace/Manakin Repository

Educação e práticas de educadoras na Paraíba do século XX (1930-1945).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” HISTEDBR/GT-PB e ao projeto de pesquisa “Educação e educadoras na Paraíba do século XX: práticas, leituras e representações”, e teve como objetivo geral realizar novos levantamentos de matérias educacionais, registrando a presença de educadoras, publicadas em periódicos: jornais e revistas da Paraíba, depoimentos escritos, documentos oficiais: decretos, pareceres, nomeações governamentais e relatórios. Portanto, fontes fundamentais para ampliação de produção de monografias, dissertações, teses, livros e artigos de caráter nacional, regional e local. Como objetivos específicos, o presente estudo propôs a identificar nos documentos coletados, as mulheres que estiveram presentes na construção da história da educação e da leitura na Paraíba, particularmente, entre os anos de 1930 e 1945, (República Nova e Estado Novo), bem como analisar o conteúdo educacional dos documentos coletados, elaborar e publicar artigos acerca do objeto pesquisado. O recorte de 1930-1945 é justificado por ser um período em que as mulheres se mobilizaram e tiveram forte presença nos acontecimentos educacionais marcantes no século, colocando no debate público a necessidade de redefinir sua posição na sociedade. Inscrito na abordagem teórico-metodológica da Nova História Cultural, o estudo em questão, permitiu não apenas revisitar um determinado movimento histórico e social de uma época, através da configuração da atmosfera da respectiva sociedade, mas também resgatou historicamente, registros, relatos e memórias relativos à educação do Brasil. Sendo assim, entende-se que a organização, realização e conclusão desta pesquisa, além de ter incentivado à participação e formação de pesquisadores dedicados ao tema, resultaram numa importante contribuição historiográfica à Paraíba e ao Brasil, a partir do desvelamento de novos fatos e visões acerca dos personagens femininos na educação paraibana. Então, pretende-se com este trabalho, contribuir com os debates, as pesquisas e os estudos sobre mulher, educação, e relações de gênero que vêm sendo desenvolvidas neste país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Educação e práticas de educadoras na Paraíba do século XX (1930-1945). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34113
dc.date.accessioned 2024-01-24T19:53:24Z
dc.date.available 2024-01-24
dc.date.available 2024-01-24T19:53:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação na Paraíba - século XX pt_BR
dc.subject Educadora na Paraíba - práticas pt_BR
dc.subject Práticas de educadoras - Paraíba século XX pt_BR
dc.subject História da Educação - Paraíba pt_BR
dc.subject Nova História Cultural pt_BR
dc.subject Paraíba - mulheres educadoras pt_BR
dc.subject Educação paraibana - personagens femininos pt_BR
dc.subject Mulheres educadoras - Paraíba pt_BR
dc.subject Education in Paraíba - 20th century pt_BR
dc.subject Educator in Paraíba - practices pt_BR
dc.subject Educator practices - Paraíba 20th century pt_BR
dc.subject History of Education - Paraíba pt_BR
dc.subject New Cultural History pt_BR
dc.subject Paraíba - women educators pt_BR
dc.subject Paraíba education - female characters pt_BR
dc.subject Women educators - Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACHADO, Charlinton José dos Santos.
dc.creator ARRUDA, Kalyane Barbosa.
dc.creator SOUSA, Amurielle Andrade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Education and practices of educators in Paraíba in the 20th century (1930-1945). pt_BR
dc.identifier.citation MACHADO, Charlinton José dos Santos; ARRUDA, Kalyane Barbosa; SOUSA, Amurielle Andrade de. Educação e práticas de educadoras na Paraíba do século XX (1930-1945). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1051-1059. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34113 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta