DSpace/Manakin Repository

Histórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005).

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Este trabalho investigou e analisou a história de vida e o legado acadêmico da professora paraibana Teresa Aquino para a institucionalização do debate educacional da Gerontologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) entre os anos de 1991 e 2005. Ela inaugurou esse discurso mediante as oportunidades institucionais surgidas em 1991 para a implantação da primeira Universidade da Terceira Idade da Paraíba como órgão suplementar ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (PRAC/UFPB) e, com isso, pela narrativa de sua história de vida, que se encerrou em 2005, foi possível compreender as lutas políticas, os discursos educacionais, os sujeitos escolares e as mudanças sofridas na proposta político-pedagógica pelo reconhecimento institucional do debate educacional gerontológico na Paraíba, materializado pela criação do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade da Universidade Federal da Paraíba (NIETI/UFPB) em 1994. Deste modo, sua biografia foi produzida a partir das histórias e memórias de familiares e de sujeitos escolares da UFPB por meio do emprego da história oral como método capaz de produzir fontes orais (entrevistas) e de desvelar fontes escritas (ofícios, portarias, relatórios, artigos científicos, matérias jornalísticas) e imagéticas (fotografias) junto aos entrevistados. Logo, o objetivo do estudo foi produzir um olhar histórico para a biografia de Teresa Aquino compreendendo, pelas singularidades e complexidades do cotidiano de seus fazeres docentes, a dedicação de sua velhice no processo de afirmação do direito à educação das pessoas idosas na Paraíba. Assim, os resultados e a discussão desta pesquisa contribuíram para pensar a pluralidade dos processos escolares em torno da institucionalização do debate educacional gerontológico na Universidade Federal da Paraíba. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Histórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005). pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118
dc.date.accessioned 2024-01-24T20:08:47Z
dc.date.available 2024-01-24
dc.date.available 2024-01-24T20:08:47Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Educação de idosos pt_BR
dc.subject Terceira idade - educação pt_BR
dc.subject Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade pt_BR
dc.subject Memórias biográficas docentes pt_BR
dc.subject História de vida - Teresa Aquino pt_BR
dc.subject Teresa Aquino - Professora pt_BR
dc.subject Gerontologia pt_BR
dc.subject Educação gerontológica na Paraíba pt_BR
dc.subject Elderly education pt_BR
dc.subject Third age - education pt_BR
dc.subject Integrated Center for Third Age Studies and Research pt_BR
dc.subject Biographical memoirs of teachers pt_BR
dc.subject Life story - Teresa Aquino pt_BR
dc.subject Teresa Aquino - Teacher pt_BR
dc.subject Gerontology pt_BR
dc.subject Gerontological education in Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SUASSUNA, Daniella de Souza Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Stories and biographical memories of teachers in defense of the institutionalization of education for elderly people in Paraíba: the case of professor Teresa Aquino and the Integrated Center for Studies and Research on the Elderly (1991-2005). pt_BR
dc.identifier.citation SUASSUNA, Daniella de Souza Barbosa. Histórias e memórias biográficas de docentes em defesa da institucionalização da educação de pessoas idosas na Paraíba: o caso da professora Teresa Aquino e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (1991-2005). In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 780-788. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34118 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta