DSpace/Manakin Repository

Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122
dc.date.accessioned 2024-01-25T17:18:15Z
dc.date.available 2024-01-25
dc.date.available 2024-01-25T17:18:15Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Autobiografia pt_BR
dc.subject Memórias e escritos pt_BR
dc.subject Práticas educativas pt_BR
dc.subject Projeto Memórias e Escritos de Educadores pt_BR
dc.subject Extensão universitária - CFP UDCG pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Autobiography pt_BR
dc.subject Memoirs and writings pt_BR
dc.subject Educational practices pt_BR
dc.subject Memories and Writings of Educators Project pt_BR
dc.subject University extension - CFP UDCG pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Continuing training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOBREIRA, Maria José França.
dc.creator SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices. pt_BR
dc.identifier.citation SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta