dc.description.resumo |
O presente artigo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho do Projeto de extensão intitulado Memórias e escritos de educadores – vinculado à Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFCG – este propõe enfocar a troca de saberes entre a Universidade e os professores da rede pública estadual de ensino no município de Cajazeiras - PB, que estão envolvidos no processo de formação continuada, dando destaque aos escritos e memórias de si mesmo, como elemento constitutivo de sua identidade profissional. Nessa perspectiva, metodologicamente os encontros realizados com os professores procuram proporcionar um processo de formação continuada entre os professores; incentivar novos métodos educativos no processo ensinoaprendizagem; procurar no decurso dos escritos facilitar a estes o reconhecimento de que são sujeitos históricos construtores de cultura. Trata-se de um trabalho em andamento, mas pode-se notar resultados significativos, pois os professores por meio da socialização dos seus escritos têm trocado experiências uns com os outros, formando coletivamente novos saberes educativos. Chega-se a conclusão que a autobiografia se consolida como uma ferramenta necessária à formação continuada dos docentes, visto que pode ajudar na construção ou reconstrução do sentido da vida profissional dos docentes em processo de formação continuada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
|
dc.date.accessioned |
2024-01-25T17:18:15Z |
|
dc.date.available |
2024-01-25 |
|
dc.date.available |
2024-01-25T17:18:15Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiografia |
pt_BR |
dc.subject |
Memórias e escritos |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas educativas |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Memórias e Escritos de Educadores |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária - CFP UDCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - História |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Autobiography |
pt_BR |
dc.subject |
Memoirs and writings |
pt_BR |
dc.subject |
Educational practices |
pt_BR |
dc.subject |
Memories and Writings of Educators Project |
pt_BR |
dc.subject |
University extension - CFP UDCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - History |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOBREIRA, Maria José França. |
|
dc.creator |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Memories and writings: when autobiography makes teachers reflect and renew their educational practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOBREIRA, Maria José França; SOUSA, Débia Suênia da Silva. Memórias e escritos: quando a autobiografia faz o professor refletir e renovar suas práticas educativas. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1060-1065. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34122 |
pt_BR |