DSpace/Manakin Repository

Atividades de escrita em contextos de educação a distância.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RIBEIRO, Rebeca Rannieli Alves pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5287927553649970 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Júlio César Rosa de.
dc.description.resumo A Educação a Distância via internet permite que o ensino formal alcance um número maior de pessoas que não possuem tempo hábil para freqüentar salas de aula presenciais. Neste contexto, insere-se o Curso Mídias (MEC/SEED/DPCEAD) que viabiliza a formação continuada docente, no uso integrado das mídias – rádio, TV e vídeo, material impresso e internet – em contexto de ensino e de aprendizagem. O cursista professor, participante desta formação continuada, tem o seu desempenho avaliado a partir de atividades de escrita propostas pelos conceptores dos módulos, do Ciclo Básico. Deste modo, a presente dissertação procurou atingir o seguinte objetivo geral: discutir a respeito das concepções de atividade de escrita e de professor adotadas nos módulos do Curso Mídias; tendo como objetivos específicos: a) identificar as concepções de atividades de escrita e de professor subjacentes aos módulos; b) verificar o impacto promovido por estas concepções na progressão do Curso; e, c) analisar a implicação da concepção de atividade de escrita na formação do cursista professor. Para tanto, esta dissertação adotou uma metodologia de natureza descritivo-interpretativista com abordagem qualitativa, cujo corpus fora composto por atividades de escrita solicitadas aos cursistas professores do Ciclo Básico. Os dados tiveram um tratamento teórico-analítico, em que a abordagem teórica baseada em estudos de concepção de escrita, letramentos, gêneros e seqüência injuntiva (Araújo, 2005; Bakhtin, [1979] 2000; Bazerman, 2005; Lévy, 1999; Marcuschi, 2005) contribuíram para a categorização e análise dos dados, o que encaminhou para o entendimento de que as atividades de escrita podem ser dispostas em três classificações (Manutenção do conteúdo, Articulação entre teoria e opinião e Gerenciamento de saberes mobilizados) que distinguem o objetivo da produção textual solicitada nas atividades de escrita. Estas classificações indicam, respectivamente, que há atividades de escrita que requerem a opinião do cursista professor sem que seja preciso uma relação com o conteúdo estudado e sem que seja necessário expor uma postura crítica-reflexiva quanto o assunto abordado; atividades de escrita que requerem uma resposta que esteja relacionada com o conteúdo do módulo; e atividades de escrita que sugerem a aplicação do conteúdo estudado em contexto escolar. Como resposta aos questionamentos propostos para nortear a presente dissertação, observou-se que prevaleceram atividades de escrita em que não se percebe um aprofundamento teórico-metodológico nas questões relacionadas ao uso de mídias integradas ao processo de ensino e de aprendizagem, assim como em atividades de escrita que possibilitem ao cursista professor refletir criticamente sobre a sua prática docente, uma vez que estão participando de um curso de formação continuada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Atividades de escrita em contextos de educação a distância. pt_BR
dc.date.issued 2009-05
dc.description.abstract E-learning makes a higher number of people who do not have time to go to a formal school have access to continuous formation. In this context, the Mídias (MEC/SEED/DPCEAD) Course, favoring the continuous teaching formation via a mediaintegrated use – radio, TV and video, print material and the Internet – related to teaching and learning is an example. The Mídias student, i.e., the teacher who is taking this continuous formation course, is evaluated according to written activities proposed by the Modules forming the Basic Cycle. This dissertation aims to achieve the following general objective: to discuss the concepts of written activities as well as the concept of being a teacher that are adopted in the Modules of the Mídias Course. The specific objectives are: a) to identify the concepts of written activity and the concepts of being a teacher in the Modules; b) to analyze the impact of such concepts in the development of the Course; and, c) to analyze the implications of the concept of written activities in the formation of the student. In order to achieve such objectives, this dissertation has followed a descriptive/interpretative methodology, following a qualitative approach, with a corpus composed of written activities done by the students of the Basic Cycle, who are already teachers. The data were analysed theoretical-analytically, and the theoretical framework focused on written concept studies, letramentos, genre and injunctive sequence, according to scholars such as Araújo (2005); Bakhtin (1979 & 2000); Bazerman (2005); Lévy (1999); Marcuschi (2005), who informed the theory for the data categorization and analysis, guiding the comprehension of the fact that written activities can be divided into three classifications: Content Support, Theory and Opinion Articulation, and Managing Mobilized Knowledge. Such classifications differentiate the objectives of the text production asked in the written activities, and indicate, respectively, that there are activities that require the student’s opinion, without necessarily having a relationship with the content studied or exposing a critical-reflexive position in relation to the topic under study, the written activities requiring a response related to the Module content and written activities that suggest the application of the content studied in a school context. As an answer to the queries asked to guide this dissertation, the written activities that do not present a deeper theory or methodology involved in the questions about the use of media integrated to the teaching and learning process, as well as in the written activities that favor a critical reflexive analysis on the teaching practice have prevailed, due to the fact that the students are taking part of a continuous formation course. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3412
dc.date.accessioned 2019-04-10T18:28:24Z
dc.date.available 2019-04-10
dc.date.available 2019-04-10T18:28:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Atividades de Escrita pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Concepção de Escrita pt_BR
dc.subject Writing Activities pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.subject Writing Conception pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Rebeca Rannieli Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Writing activities in contexts of distance education. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, R. R. A. Atividades de escrita em contextos de educação a distância. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3412 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta